Última hora

Crónica de sonho de um sonhador crónico

22 Março 2017
Crónica de sonho de um sonhador crónico
Opinião
0

A Isabel Lhano tem um podcast e eu fui lá. Fui lá por ser amigo dela. Por ela me ter escolhido para a sua tribo. Eu e o Ramiro. O grande Ramiro do Pátio. Duas lendas vivas desta terra. Se bem a conheço, a nossa querida Isabel, a Beibi, escolhe os temas que encaixam nos amigos com quem quer conversar. Ela não é moça para fazer o contrário, digo eu. Isso diz muito da nossa Beibi. Ela é uma força da natureza que não faz fretes. É absolutamente facciosa. Para o bem e para o mal. Se gosta, gosta mesmo, se não gosta, corta a cassete. Há pouca gente assim. Não é fácil. É preciso ser-se muito livre para se ser assim tão presa às próprias convicções.
Embora não pareça, ela é mais velha do que eu, logo, não assisti a grande parte do seu percurso, mas sei que tem um passado denso. Emocional-político-artisticamente. A Beibi pinta. E até a arte ela usa para nos mostrar as suas convicções. Ela grita nos quadros. Ela expõe revolta. Ela denuncia. Ela comunica. A mulher. A liberdade. Tudo valores e convicções de que não abdica na mais curta conversa de ocasião. E depois, tem esta feliz mania de fazer coisas. Cenas. É documentarista. Deixa ferramentas para história. Aqui há tempos, tinha uma exposição de rostos. Chamou-lhe tribo. Para sempre a sua tribo ficou registada. Agora temos o podcast. Confesso que não sinto grande urgência em vê-los, apenas porque conheço quase todos os convidados, mas hei-de vê-los todos e encanta-me que este registo esteja a ser feito, que a actualidade esteja assegurada para sempre. Que daqui a 20 anos a tribo da Beibi possa ser consultada. A tribo do desprendimento, da criatividade, do inconformismo, da cultura. A Tribo da Lhano.
Este projecto tem ainda a inteligência e a felicidade de a juntar ao filho. Usa as aptidões de ambos e une-os no trabalho. Há poucas coisas tão bonitas. A Isabel não envelhece, mas aposto que, se envelhecesse, o faria com emoção. Ela é vermelho paixão como o cabelo que a denuncia a várias gerações de alunos que constantemente abordam a prof mais fixe que conheceram.

Sermente in Pó de Castelhano