Última hora

CDS-PP de Vila do Conde quer Quinta do Eng.º Carvalho Património Municipal

11 Março 2017
CDS-PP de Vila do Conde quer Quinta do Eng.º Carvalho Património Municipal
Política
0

O CDS-PP de Vila do Conde quer que a conhecida “Quinta do Eng.º Carvalho”, situada junto a uma das praias da cidade, seja classificada como Imóvel de Interesse Público Municipal.
O partido apresentou uma recomendação à Câmara de Vila do Conde na última Assembleia Municipal com esse propósito e o documento foi aprovado por unanimidade.
O deputado do CDS-PP Alexandre Raposo justificou a iniciativa com “a necessidade de defender o legado histórico e colocar o espaço ao serviço da população”.
Não há vilacondense que não conheça “A Quinta do Eng.º Carvalho” ou “O Pinhal do Menéres”. Até os turistas que visitam Vila do Conde e circulam pela marginal, em direcção a norte, reparam num longo muro que protege a casa onde viveu o fundador da “Fábrica de Mindelo”.
Aquele extenso terreno, do lado norte de Vila do Conde, com frentes para a Avenida do Brasil e Baltazar do Couto, foi, durante anos, propriedade do Sr. José Menéres, antigo frequentador das praias da cidade, que foi quem, com persistência, transformou, em parte, aquele areal num pinhal que acabaria por ser adquirido, para fins de construção e embelezamento, pelo Eng.º José Rodrigo de Carvalho, da “Fábrica de Mindelo”, e sua esposa Maria Sylvia Ferreira de Carvalho.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, admitiu que vai “analisar o caso”, mas a Comissão Política concelhia do CDS-PP já anunciou que irá promover outras diligências no sentido de envolver outras forças vivas do concelho neste processo” de classificação da Quinta do Eng.º Carvalho como Imóvel de Interesse Público Municipal e solicitou ao executivo que “proceda ao andamento da abertura do procedimento para tal desígnio”.