Última hora

Câmara de Vila do Conde pretende utilização de parte dos espaços dos Hospitais do Senhor do Bonfim

29 Março 2017
Câmara de Vila do Conde pretende utilização de parte dos espaços dos Hospitais do Senhor do Bonfim
Local
0

A Administração Regional de Saúde do Norte tornou pública a sua posição de que “não pode assumir” a construção de um novo Centro Hospitalar para Vila do Conde e Póvoa de Varzim, devido a “constrangimentos orçamentais”.
O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte acrescenta, na mesma nota informativa, que, “não estando em causa a possibilidade de tal pretensão no futuro poder vir a ser satisfeita, nesta fase não é possível assumir tal compromisso”.
A Administração Regional de Saúde do Norte refere ainda que “está a decorrer um levantamento de necessidades, de modo a que, no mais curto espaço de tempo praticável, possa ser efetuado o investimento necessário e, neste momento, financeiramente possível”.
Agora, a Câmara Municipal de Vila do Conde manifestou a sua posição e diz estar “absolutamente contra uma política de remendos nas atuais instalações do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde”.
A reação surge na sequência da posição tomada pela Administração Regional de Saúde do Norte, que, em comunicado, informou que “não pode assumir” a construção de um novo hospital que sirva os dois concelhos, devido a “constrangimentos orçamentais”.
A Administração Regional de Saúde do Norte lembrou que “está a decorrer um levantamento de necessidades no atual Centro Hospitalar, de modo a que, no mais curto espaço de tempo praticável, possa ser efetuado o investimento necessário e, neste momento, financeiramente possível”.
Perante esta posição da Administração Regional de Saúde do Norte, a a Câmara Municipal de Vila do Conde considera que “as atuais instalações da unidade de saúde que serve os dois concelhos estão claramente degradadas”, defendendo ser “absolutamente necessário criar condições para o bom atendimento dos cerca de 200 mil utentes e para o desempenho dos excelentes profissionais que ali exercem funções”.
A Câmara de Vila do Conde continua a defender que, “havendo um hospital novo e provido de excelentes condições, situado em Vila do Conde, como é o caso dos Hospitais do Senhor do Bonfim (HSB), deve ser devidamente ponderada com o proprietário a utilização de parte dos seus espaços, como hospital público, em regime de arrendamento, acreditando, ainda, que esta “seria também uma medida de prevenção relativamente a qualquer desenlace futuro, que venha de novo a colocar a inadmissível hipótese de transferência destes serviços para o Hospital Pedro Hispano”.