Última hora

Caixa Geral de Depósitos encerra balcão em Vila do Conde

31 Março 2017
Caixa Geral de Depósitos encerra balcão em Vila do Conde
Economia
0

A Caixa Geral de Depósitos já entregou no Parlamento a lista dos 61 balcões a encerrar este ano, menos nove do que o então previsto.
Esta lista, pedida pela comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, prevê o fecho de 15 agências no Norte, onde consta o balcão de Portas Fronhas, em Vila do Conde e o de Fontainhas, na Póvoa de Varzim.
Com o encerramento do Balcão de Portas Fronhas da Caixa Geral de Depósitos, Vila do Conde fica apenas com três agências (uma na cidade, outra nas Caxinas e a 3.ª na freguesia de Modivas).
Nos próximos anos, no âmbito do plano estratégico negociado com Bruxelas, a Caixa Geral de Depósitos prevê dispensar 2.200 pessoas, o que o presidente executivo, Paulo Macedo, disse que “se fará, através de pré-reformas e eventualmente rescisões por mútuo acordo”.
Em termos de agências, a Caixa Geral de Depósitos quer chegar a 2020 com um número entre 470 e 490 em todo o território português.
A lista da Caixa Geral de Depósitos mostra que a Norte vão ser encerradas as agências de Gualtar (Braga), São Lázaro (Porto), Campo-Valongo, Ponte da Pedra (Maia), Pinhais da Foz (Porto), Termas S.Vicente (Penafiel), Santa Quitéria (Felgueiras), Fontainhas (Póvoa de Varzim), Senhora da Agonia (Viana do Castelo), Merelim (Braga), Lordelo (Paredes), Pedras Rubras (Maia), Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), Pádua Correia (Vila Nova de Gaia) e Portas Fronhas (Vila do Conde).
A Caixa Geral de Depósitos apresentou prejuízos históricos de 1.859 milhões de euros no ano passado, dez vezes mais do que os resultados negativos de 171 milhões de euros de 2015, o que foi justificado pela constituição de novas imparidades (perdas potenciais, sobretudo para crédito) num montante superior a 3.000 milhões de euros.