Última hora

Vilacondense Frederico Loureiro baila por todo o Mundo

15 Fevereiro 2017
Vilacondense Frederico Loureiro baila por todo o Mundo
Desporto
0

Frederico Loureiro tem 16 anos, é considerado um dos seis melhores bailarinos do mundo, é vilacondense e tem vindo a afirmar-se como um dos mais iminentes jovens talentos da Dança em Portugal e no Mundo.
O jovem de Vila do Conde Frederico Loureiro recebe a sua formação nos programas profissionalizantes da EDD – Escola Domus Dança, no Porto, e tem sido premiado em todos os concursos internacionais em que se apresenta, disputados pelas mais prestigiadas instituições internacionais.
Frequentou, em 2013, como bolseiro convidado da Russian American Foundation, um estágio da Academia Bolshoi, em Moscovo, em reconhecimento da qualidade do trabalho apresentado e do seu talento, e, no Verão de 2015, frequentou, novamente como bolseiro convidado, um estágio na Palucca Hochschülle, na Alemanha.
Pelo serviço que tem prestado à Dança e pelo modo como tem elevado o nome de Portugal internacionalmente, Frederico Loureiro foi, no ano de 2015, convidado da Presidência da República para as comemorações oficiais do 10 de junho e apontado como um exemplo dos portugueses que se destacam nas suas áreas pelo mundo fora.
Recentemente, Frederico Loureiro foi um dos dois bailarinos portugueses selecionados para competir na 45.ª edição do Prix de Lausanne, na Suíça, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2017.
O Prix de Lausanne reuniu, este ano, 74 bailarinos de 17 nacionalidades, finalistas de uma lista inicial de 338 candidatos de 36 países.
O concurso internacional Prix de Lausanne é aberto a jovens bailarinos entre os 15 e os 18 anos de idade e tornou-se conhecido por ser um dos mais exigentes concursos para estudantes em fase final de formação de dança a nível mundial.
Frederico Loureiro e Diogo de Oliveira, de 16 e de 18 anos respetivamente, têm conquistado vários prémios nas inúmeras competições em que se apresentam e foram os dois únicos bailarinos a representar Portugal no Prix de Lausanne, em 2017, depois de quatro candidaturas portuguesas.
O Renovação foi falar com Frederico Loureiro para perceber como correu a sua participação no Prix de Lausanne.

Renovação (R): Como é que correu a tua participação no Prix de Lausanne?

Frederico Loureiro (FL): A minha estadia não correu tão bem como eu queria que corresse, mas, acima de tudo, foi uma experiência muito boa. Foi diferente do que o que estava habituado, onde conheci novas pessoas.

R: Competir com pessoas mais velhas que tu 2 ou 3 anos traz-te alguma mais-valia?

FL: Talvez. É um bocado estranho concorrer com pessoas de sexos diferentes, masculino e feminino, e de todas as idades.

R: Conseguiste, em Lausanne, alguma bolsa ou parceria com alguma escola internacional?

FL: Consegui algumas ofertas, em Lausanne, mesmo não tendo passado à final.

R: Como foi a relação entre os bailarinos que concorreram ao mesmo prémio, em Lausanne?

FL: Há de tudo, mas o que guardo dos encontros internacionais são as amizades.

R: Quando é que percebeste que a dança era o teu caminho?

FL:Talvez quando comecei a participar nos concursos internacionais e me apercebi que tinha potencial para chegar mais longe.

R: Como é o teu dia-a-dia?

FL: Os meus dias são muito preenchidos e com pouco ou nenhum tempo livre. Entre as aulas na escola e as aulas de dança, até à noite, não sobra quase tempo para mais nada.

R: Das distinções recebidas há alguma que tenha especial significado?

FL: Talvez quando recebi a bolsa de estudo para frequentar o ano letivo na Academia Bolshoi, na Rússia. É de facto algo que nunca estava à espera, sendo considerada uma das melhores do mundo.

R: De todos os concursos nacionais e internacionais, em que participaste, há algum que tenha deixado alguma marca especial?

FL: A final do YAGP 2015 em Nova Iorque. Ficar classificado entre os 6 melhores do mundo, do meu escalão, é algo muito importante.

R: Como lidas com o facto de estares entre os 6 melhores bailarinos do mundo, da tua idade, nas categorias clássico e contemporâneo?

FL: De uma forma natural. Embora me sinta muito orgulhoso.

R: Foi fácil chegares até aqui?

FL: Nunca é fácil. É preciso muitas horas de trabalho, dedicação e muito esforço de minha parte, dos meus professores e da minha família.

R: Como é, para um rapaz de 16 anos, gerir a pressão dos treinos e das aulas?

FL: Às vezes é um bocado difícil, mas com vontade tudo se consegue.

R: O que esperas num futuro próximo?

FL: Conseguir ir estudar para fora e ingressar numa boa companhia.

R: Achas que em Portugal há espaço para a Dança?

FL: Definitivamente, não. Se quisermos construir uma carreira temos que obrigatoriamente ir para fora do país.

Entre as diversas distinções que tem recebido, o bailarino vilacondense Frederico Loureiro conquistou:
No dia 22 de fevereiro, às 21 horas, Frederico Loureiro integra a V Gala de Solidariedade da Escola Domus Dança, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
A V Gala de Solidariedade não é apenas um espetáculo de Dança, mas também um projeto com significado social. Esta produção prevê um programa variado, passando por peças do repertório clássico tradicional, até às criações contemporâneas originais.
A Gala pretende atingir uma dimensão social solidária, reunindo fundos para o apoio à formação e internacionalização de jovens bailarinos em formação, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
Este evento é produzido pela Escola Domus Dança, instituição sem fins lucrativos, vocacionada para o ensino profissionalizante em Dança, e os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro Municipal de Vila do Conde.

– Medalha de Ouro de Solista Clássico Júnior no Youth America Grand Prix (YAGP), Paris, 2014;
– Medalha de Ouro de Solista Contemporâneo Júnior no Youth America Grand Prix (YAGP), Paris, 2014;
– Classificação nos 6 melhores solistas Júniores e melhor Júnior Europeu das Finais Mundiais do YAGP (a maior competição mundial para estudantes de Ballet), Nova Iorque 2015;
– Medalha de Ouro de Solista Clássico e Medalha de Ouro de Solista Contemporâneo no Valentina Kozlova International Ballet Competition, Bruxelas, 2015 (onde foi apurado para a Final em Nova Iorque e, uma vez mais, dos concorrentes mais premiados em competição).
O jovem bailarino vilacondense Frederico Loureiro tem, ainda, recebido ofertas das mais prestigiadas instituições internacionais como Academia Bolshoi, de Moscovo, Escola Estatais de Dresden, Berlim, Viena, Mónaco, Zurique, Basileia, Ópera de Paris e Brussels Internacional Ballet School.