Última hora

Vila do Conde está em 100.º lugar no Ranking de Transparência Municipal

8 Fevereiro 2017
Vila do Conde está em 100.º lugar no Ranking de Transparência Municipal
Política
0

Vila do Conde ocupava, no ano de 2014, o 305.º lugar no ranking ITM, Índice de Transparência Municipal, entre 308 municípios (o quarto a contar do fim e o último lugar do Distrito do Porto). Em 2015 subiu no ranking ITM e chegou à 79.ª posição. No ano passado, 2016, Vila do Conde voltou a descer e ocupa agora o 100.º lugar, com a classificação de 60,17 pontos percentuais, no Ranking ITM, que avalia o Índice de Transparência Municipal dos Municípios para com os seus munícipes, num relatório feito pela TIAC, Transparência, Integridade e Associação Cívica.
Este estudo mede o grau de transparência das 308 Câmaras Municipais de Portugal através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas páginas oficiais de Internet dos Municípios. O Índice de Transparência Municipal (IMT) é composto por 76 indicadores, agrupados em sete categorias: Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.
O Índice de Transparência Municipal é um projecto da TIAC, num trabalho conjunto entre o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho, a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
A Câmara Municipal da Alfândega da Fé continua a ser a autarquia com melhor classificação no Índice de Transparência Municipal 2016, no Ranking agora divulgado. Ao invés, a Câmara Municipal de Penela ocupa a última posição do Ranking no Índice de Transparência Municipal 2016.
A quarta edição do Índice de Transparência Municipal, que avalia as páginas na internet das 308 Câmaras Municipais de Portugal, revela, ainda, que a maioria dos municípios portugueses fez ganhos assinaláveis na disponibilização de informação de interesse público nos seus websites.
Há quatro anos consecutivos que “a TIAC faz uma avaliação da informação disponibilizada pelas autarquias nos seus websites. O ponto de partida foi bastante baixo, mas nestes últimos três anos, sobretudo no último ano, houve uma melhoria muito grande da disponibilização da informação”, informou o diretor executivo da TIAC, João Batalha.
Vila do Conde desceu 21 lugares no Índice de Transparência Municipal (ITM) face ao ano passado, ocupando, agora, a 100.ª posição no Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC), com a nota de 60,17 de 0 a 100.