Última hora

Ondas gigantes deixam Vila do Conde e Póvoa de Varzim em Alerta Vermelho

1 Fevereiro 2017
Ondas gigantes deixam Vila do Conde e Póvoa de Varzim em Alerta Vermelho
Local
0

O Instituto Português do Mar e Atmosfera atualizou hoje o aviso de mau tempo previsto e colocou Vila do Conde e Póvoa de Varzim sob Alerta Vermelho, bem como todo o litoral até Lisboa.
A partir das três da tarde desta quinta feira, 2 de fevereiro, está prevista “a ocorrência de ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, mas que em determinados locais podem ultrapassar 12 metros”.
Está previsto que o cenário se possa agravar na altura da preia-mar, por volta das seis da manhã de quinta feira e durante a tarde, até às sete da manhã de sexta feira, 3 de fevereiro.
Estão ainda previstos “ventos fortes e chuva intensa, sobretudo amanhã e sexta feira, mas que podem prolongar-se até domingo”.
“A Autoridade Marítima Nacional, através da Estação de Salva-Vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, encontra-se de prevenção e pronta para responder a situações que impliquem intervenção em matéria de salvamento marítimo”.
A Autoridade Marítima Nacional recomenda “a proteção de infraestruturas junto à linha de costa, tal como bares e restaurantes, o reforço da amarração e a vigilância apertada das embarcações” e “desaconselha os passeios na costa, próximos da zona de rebentação e o acesso pedonal aos molhes das barras dos Portos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim”.