Última hora

Nanium é vendida à Amkor Technology

3 Fevereiro 2017
Nanium é vendida à Amkor Technology
Economia
0

A Nanium (ex Qimonda) e a Amkor Technology, Inc. anunciaram esta quinta feira, 2 de fevereiro, um acordo de compra e venda da empresa em Mindelo, Vila do Conde, ao grupo norte-americano com sede no Arizona. Os termos do negócio não foram anunciados, mas o comunicado conjunto afirma que o acordo “reforçará a posição” da Amkor “no mercado de rápido crescimento do encapsulamento de semicondutores”.
AICEP, Millennium BCP e Novo Banco estão de saída da Nanium, que atrai a Amkor pela sua tecnologia. O primeiro sinal de continuidade no trajeto da empresa que nasceu da falência da multinacional alemã Qimonda, em 2009, é a manutenção da equipa de gestão que deu a volta à unidade falida, pagando aos credores e colocando a unidade, de novo, na liderança mundial no que respeita a tecnologia de encapsulamento de semicondutores.
“O Estado (18%, através da AICEP), o Millennium BCP (41%) e o Novo Banco (41%) vendem as suas participações à Amkor, que passa a ser o único acionista, mas a Nanium continua o seu caminho, tal como até agora, e deverá reforçar significativamente os investimentos em equipamento e tecnologia”, salientou o presidente executivo da empresa de Vila do Conde, Armando Tavares.
“Temos a tecnologia, mercado, clientes e eles interessaram-se por isso. Podiam desenvolver a sua própria tecnologia, mas nós já temos a confiança do mercado neste nicho de mercado há sete anos”, explicou Armando Tavares, salientando que “esta capacidade tecnológica, num momento importante da cadeia de produção dos semicondutores, onde se joga 20% a 30% do valor do produto, foi decisivo para atrair a atençãos do gigante norte-americano, até agora concorrente da Nanium”, com vendas de quatro mil milhões de dólares, 400 vezes acima da empresa portuguesa.
Com cerca de 500 trabalhadores diretos, a que se juntam inúmeros postos de trabalho em regime de prestação de serviço e indiretos, e uma história de colaboração com as Universidades do Minho, Porto e Aveiro, a Nanium faturou 35 milhões de euros em 2016, Em 2017, o programa de crescimento previa a aplicação de mais 9 milhões de euros na empresa, mas Armando Tavares admite que esse valor seja, agora, reforçado, pois a Amkor dá à Nanium “capacidade financeira e de crescimento”, tornando-se “uma sólida plataforma” de expansão futura.