Última hora

Ministro da Cultura em Vila do Conde para homenagear Júlio-Saul Dias

23 Fevereiro 2017
Ministro da Cultura em Vila do Conde para homenagear Júlio-Saul Dias
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinala no próximo dia 3 de março, pelas 18 horas, o 75.º aniversário de nascimento de José Alberto Reis Pereira, filho de Júlio Maria dos Reis Pereira.
José Alberto Reis Pereira é conhecido por Júlio, enquanto artista plástico, e por Saul-Dias, enquanto poeta, e é sobrinho de José Régio.
A sessão de homenagem a Júlio-Saul Dias vai contar com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e da presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, entre “outros convidados e personalidades ligadas à cultural e à sociedade civil”.
O evento, que se vai realizar na Galeria Julio e Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, prevê, para além da sessão evocativa, a inauguração da exposição de desenho de Julio e José Alberto.
A data comemorativa dos 75 anos de nascimento de Júlio-Saul Dias vai contar, ainda, com o descerramento de uma placa com a atribuição do nome de José Alberto Reis Pereira à sala de leitura do Centro de Estudos Julio / Saúl Dias e com a apresentação do programa comemorativo dos 90 anos da Presença, “fôlha de arte e crítica”, uma publicação percursora da Orpheu, que contou, na sua génese, com a direção de José Régio e a colaboração de Júlio-Saúl Dias, a par de outros nomes como Mário Eloy, Arpad Szenes e Veira da Silva, Almada Negreiros e Sarah Afonso.
José Alberto Reis Pereira instituiu um legado constituído por cerca de seis mil desenhos e 23 óleos do seu pai, Júlio, muitos deles de forte caracter modernista, na linha de outros artistas como Amadeo Souza-Cardoso, Kirschner, Grosz, Mário Eloy ou Almada Negreiros. O legado, avaliado em cerca de 10 milhões de euros, tem merecido, desde 2015, um investimento significativo por parte da parte da Câmara Municipal de Vila do Conde em ações de conservação, estudos, investigação e divulgação.