Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa visita e promete Ordem de Mérito a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar

23 Fevereiro 2017
Marcelo Rebelo de Sousa visita e promete Ordem de Mérito a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar
País
0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem, 22 de fevereiro, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Durante a visita, o Presidente da República testemunhou os problemas dos pescadores. Marcelo Rebelo de Sousa ouviu as necessidades dos pescadores, quer no exercício da função, quer em situação de naufrágio.
O Presidente da República foi aplaudido, beijado e abraçado na lota de pesca pelos pescadores e familiares dos homens do mar e prometeu ao presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, a Ordem do Mérito à Instituição.
A Ordem de Mérito é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.
Marcelo Rebelo de Sousa anunciou ontem que vai “atribuir a Ordem de Mérito à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, porque constitui um exemplo para uma cultura de segurança no mar”.
“O mérito da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar deve ser reconhecido pelo Estado português. As condecorações devem servir também para apontar para o futuro”, salientou o Presidente da República, afirmando que “em breve será atribuída a Ordem de Mérito àquela associação de homens do mar”, criada em 14 de março de 2007, na sequência de um acidente onde morreram seis pessoas a menos de dez metros da praia.
A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, localizada na Docapesca da Póvoa de Varzim, conta com 700 embarcações associadas e seis mil homens e é considerada a maior associação deste género em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou “a atividade da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, que se dedica à segurança dos homens que vão para o mar e que trabalha no sentido de preservar a comunidade marítima em Portugal”.
“É um exemplo que deve ser louvado por todos nós. E, por isso, eu entendo que tem muito mérito pensarem, não em cada um deles, mas pensarem coletivamente naquilo que é a odisseia, a aventura de milhares de portugueses que partem e voltam todos os dias, para, por um lado, fazer a sua vida no mar e, por outro lado, contribuírem para o país, através do mar”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República classificou a atividade da Associação dos Homens do Mar como sendo “uma atividade de interesse nacional” e pediu a “intervenção das autarquias” para dar apoio àqueles trabalhadores, porque têm “um papel fundamental”.
Marcelo Rebelo de Sousa frisou, ainda, que “é importante respeitar as regras de segurança no mar e aplicar as boas práticas”, referindo que “num país marítimo, como é Portugal, há que saber garantir a segurança no mar e cumprir o vasto leque de regras para a cultura de segurança marítima”, terminando a dizer que “temos de cuidar do mar e de quem trabalha no mar”, pois “é um dever nacional garantir a segurança”.