Última hora

IPMA coloca sete distritos da costa em aviso laranja devido a ondas grandes

10 Fevereiro 2017
IPMA coloca sete distritos da costa em aviso laranja devido a ondas grandes
Local
0

Os avisos meteorológicos para o Norte litoral de Portugal foram elevados para laranja devido à previsão de agravamento do estado do mar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 8 até às 23:59 horas de hoje, passando depois para aviso amarelo.
O IPMA justifica a decisão com “a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima”.
A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto Viana do Castelo está condicionada a embarcações inferiores a 30 metros e Aveiro e Figueira da Foz condicionadas a embarcações inferiores a 35 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ainda uma descida da temperatura máxima para os próximos dias.
Marques Coelho, Capitão de porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, sublinha que “está tudo a postos para dar resposta a qualquer situação que possa surgir, a nível local todos os meios estão disponíveis”, alertando para “uma situação anormal do estado do tempo, por isso, torna-se fundamental que se cumpram as regras e procedimentos de segurança e que, acima de tudo, se evitem os comportamentos de risco”. “A Estação de Salva-Vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, encontra-se de prevenção e pronta para responder a situações que impliquem intervenção em matéria de salvamento marítimo”, salientando, ainda, que “a prevenção é a palavra de ordem em situações adversas como aquela que é esperada para o dia de hoje, uma vez que, é mais fácil prevenir do que reagir”.