Última hora

Greve dos funcionários afeta escolas de Vila do Conde

3 Fevereiro 2017
Greve dos funcionários afeta escolas de Vila do Conde
Local
0

Os funcionários das escolas do país estiveram esta sexta feira, 3 de fevereiro, em greve. Exigiam, entre outros aspetos, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também mais recursos humanos.
Em Vila do Conde, de acordo com o que foi possível apurar, não houve aulas nas escolas EB 2/3 D. Pedro IV, em Mindelo, Ribeirinha, em Macieira da Maia e Frei João, em Vila do Conde.
A substituição de funcionários com contratos emprego-inserção (CEI) e “tarefeiros” pagos à hora, por valores que rondam os 3,5 euros/hora, por colaboradores com formação, com um vínculo permanente, são alguns dos problemas que os sindicatos querem que a Tutela responda. Os sindicatos querem ainda “negociar carreiras especiais, descongelar progressões na função pública, rever os rácios para atribuição de recursos humanos às escolas e ver a descentralização de competências para as autarquias esclarecida”.
A greve dos funcionários das escolas afetou hoje dezenas de escolas no país e a Federação Nacional da Educação (FNE) diz que “a adesão ronda os 90%”.