Última hora

Comissão de Utentes do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde protestam em frente ao Hospital

15 Fevereiro 2017
Comissão de Utentes do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde protestam em frente ao Hospital
Local
0

Cerca de uma centena de pessoas concentram-se no passado sábado, 11 de fevereiro, em frente ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, para defender a ampliação da unidade saúde local que tem mais de 150 mil utentes.
A iniciativa, que surgiu no Dia Mundial do Doente, foi organizada pela Comissão de Utentes do Centro Hospitalar Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, e pretendeu mostrar a opinião generalizada da maioria da população de ambos concelhos sobre a necessidade de melhorar as condições físicas da unidade.
“Defendemos a construção de um novo Centro Hospitalar, como foi prometido há muitos anos, mas a curto prazo aceitamos a ampliação do hospital para os armazéns cedidos pela Câmara da Póvoa de Varzim”, disse Ana Silva, porta-voz da Comissão de Utentes do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Para Ana Silva, “era importante, nesta fase, o Hospital ter mais área para que a qualidade dos serviços pudesse ser ainda maior”, reconhecendo que “para já, não haverá dinheiro para a construção, de raiz, de um novo hospital”.
Ana Silva salientou que “a posição conjunta que as populações dos dois concelhos têm tido, desde 2012, tem travado os rumores e ameaças de fecho ou transferências de valências deste Centro Hospitalar”, esperando que as duas autarquias “estejam em sintonia na defesa desta causa”.
Ora, apesar da ausência de representes da Câmara Municipal de Vila do Conde, o município vizinho da Póvoa de Varzim esteve presente na manifestação, com Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que voltou “a reiterar o apoio à ampliação da unidade”.
Recorde-se que, recentemente, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, começou a defender “um acordo com o Hospital privado Senhor do Bonfim”, em detrimento das obras de melhoramento no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
“A posição da Câmara da Póvoa continua ser muito clara, com a intenção de ceder um edifício contíguo, um projeto e uma contrapartida financeira para o alargamento deste hospital”, frisou Aires Pereira, lembrando que “o Centro Hospitalar local, além de servir mais de 170 mil pessoas dos dois concelhos, evita que uma faixa costeira com mais de 100 quilómetros fique sem uma urgência médico-cirúrgica a funcionar 24 horas”.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim salientou que “estamos dispostos a fazer um reforço da verba de apoio para que as obras avancem. É muito importante para esta região ter um Centro de Hospitalar com este nível de excelência”, assegurando que, em breve, “terá mais uma reunião com o secretário de Estado da Saúde para se definir o avanço das obras”.
“Desde o ano passado que há um compromisso com o governo para se encontrar verbas para a ampliação. Não temos razões para duvidar que não será feito. É preciso calma e serenidade”, finalizou Aires Pereira.
No final do ano passado, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, mostrou intenção de candidatar o projeto de ampliação do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde a fundos europeus.