Última hora

Camélias em flor embelezam Vila do Conde

23 Fevereiro 2017
Camélias em flor embelezam Vila do Conde
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde promove, entre hoje e o próximo domingo, as camélias das casas dos vilacondenses. O evento abre com uma exposição ao público, nos Paços do Concelho, esta quinta e sexta feiras, cuja temática evoca os tapetes de flores, associando-se ainda à exposição “Elementos para um tapete de camélias”, patente ao público na Biblioteca Municipal José Régio, sexta feira e sábado, 24 e 25 de fevereiro.
No sábado, dia 25, o Centro de Memória de Vila do Conde recebe a exposição de camélias a concurso, com 17 produtores inscritos, que vão apresentar a mais sublime camélia, bem como o melhor arranjo floral, a partir das 15 horas. Pelas 15h30 há a palestra “Camélias em Portugal”, pelo Doutor Nuno Gomes de Oliveira, a que se segue a entrega do prémio “Paulino Curval” para a melhor camélia e a menção honrosa para a melhor composição floral.
Domingo, dia 26, o Centro de Memória de Vila do Conde acolhe a iniciativa “Camélias para todos”, um mercado de camélias, produtos artesanais e gastronómicos alusivos a esta flor e os interessados estão convidados a participar nos diferentes ateliers propostos, assistir ao espetáculo clown “Talvez”, da Associação Nuvem Voadora, ou a um concerto de fado com Bruno Alves e Isa de Castro, acompanhados por José Saraiva e Márcio Silva.
A 3.ª edição do evento termina com uma caminhada, sábado dia 4, até às freguesias de Macieira e Junqueira, em torno das camélias em flor, com visita à exposição de exemplares das flores patente ao público na Quinta Vilar de Matos de Paulino Curval, considerado um dos maiores colecionadores de camélias em Portugal.