Última hora

Área Metropolitana do Porto lança programa de aceleração para projetos de inovação social

15 Fevereiro 2017
Área Metropolitana do Porto lança programa de aceleração para projetos de inovação social
Economia
0

A Área Metropolitana do Porto (AMP) acaba de lançar a AMPlifica, um programa intensivo de aceleração de projetos sociais, “preparando os mesmos, durante doze semanas, para a angariação de financiamento” e, consequentemente, “potenciando o crescimento das suas intervenções”.
A AMPlifica abrange cada um dos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, “visando a seleção de um projeto social que seja reconhecido como o mais importante do seu município e que possa servir de exemplo ao ecossistema local”.
Por projetos sociais entendem-se “soluções inovadoras, focadas na resolução de alguns dos principais problemas da sociedade”. Na AMPlifica vão ser integrados “projetos focados nas mais variadas áreas de atuação”, entre elas “a inclusão social, a empregabilidade, a saúde, a mobilidade e o ambiente”.
A AMPlifica vai ter duas edições, a primeira a 7 de fevereiro e a segunda em finais de abril. Cada edição vai ser localizada num dos Centros de Inovação Social, nomeadamente na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira e na Fábrica de Santo Tyrso, em Santo Tirso. O trabalho desenvolvido vai ser apresentado no Fórum Empreendedorismo Social AMP 2020, previsto para julho de 2017.
“A AMPlifica vem no seguimento de um intenso trabalho e investimento feitos pela AMP na promoção do empreendedorismo social na região, após um reconhecimento estratégico da importância desta temática para o desenvolvimento socioeconómico da região”, salientou a Área Metropolitana do Porto em comunicado.
De acordo com Lino Ferreira, Primeiro-Secretário da AMP, “a AMPlifica permite-nos reafirmar a posição de compromisso para com os projetos sociais que lutam todos os dias para a resolução dos problemas sociais do nosso país. Este programa deve ser visto como um trampolim que ajudará os projetos a atrair financiamento e a maximizar o impacto social que trazem ao território, não só da AMP mas de todo o país”.
A importância deste apoio aos projetos permite, ainda, o acesso a oportunidades de financiamento, nomeadamente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), que dispõe de 150 milhões de euros para o financiamento da inovação social em Portugal.