Última hora

ANIMAR 12 inaugura sábado em Vila do Conde

17 Fevereiro 2017
ANIMAR 12 inaugura sábado em Vila do Conde
Cultura
0

A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, recebe no sábado, 18 de fevereiro, às 15 horas, a inauguração da exposição ANIMAR 12.
A 12.ª edição da ANIMAR propõe este ano “uma nova abordagem ao cinema de animação, partindo de um tema central, a música, nomeadamente dos videoclipes”. “A exposição consta da transformação dos elementos constitutivos dos filmes de animação em instalações interativas, visando a aprendizagem lúdica dos processos utilizados de produção”.
As animações passam do ecrã para as diferentes salas da galeria, onde os visitantes vão poder interagir de diversas formas com diversos dispositivos relacionados com os videoclipes: “Erva-de-Cheiro”, “Quente e Frio” e “A Cor da Rosa” de Alice Guimarães para a música de Capicua e Pedro Geraldes, “É Preciso que eu Diminua” de Pedro Serrazina para uma canção de Samuel Úria, “Cinegirasol” de Bruno Caetano e Telmo Romão para um tema de Os Azeitonas e “Faz Bem Falar de Amor” de Jorge Ribeiro para a música da banda Quinta do Bill.
À parte dos videoclipes, a curta-metragem “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro, vai ser também objeto de exposição. Na sala dedicada ao filme, os visitantes vão poder ter uma experiência interativa com base nos sons da animação.
No percurso pela Solar, Galeria de Arte Cinemática, “os visitantes são convidados a entrar no universo destas histórias através de atividades e experiências que vão permitir, por exemplo, entrar no cenário da vila alentejana de “Cinegirasol”, colocar em prática a mensagem ecológica de “Mão Verde” numa estufa de plantas instalada na galeria, criar novas versões do videoclipe dos Quinta do Bill e experimentar brinquedos óticos ou criar o próprio filme de animação.