Última hora

Vila do Conde reviveu hoje a Feira dos Namorados

20 Janeiro 2017
Vila do Conde reviveu hoje a Feira dos Namorados
Cultura
0

Vila do Conde reconstruiu hoje na Praça São João, junto ao Mercado Municipal Eng.º Duarte Pacheco, a Feira Grande de Janeiro ou Feira dos Vinte, também conhecida pela “Feira dos Namorados”, promovida pela Câmara Municipal em colaboração com as escolas do concelho, do 1.º ciclo até ao ensino secundário.
Vestidos com trajes do século XVIII, evocando a época, os alunos da Escola Profissional de Vila do Conde juntaram-se aos colegas da Escola Básica “A Ribeirinha” de Macieira da Maia, responsáveis pela venda das colheres de pau.
A secular “Feira dos Vinte” é uma feira de grande tradição tal como a feira de 3 de agosto, já que ambas constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, salientou que “este é o momento para todos recordarem as raízes e tradições e, sobretudo, mostrar aos mais novos uma identidade vilacondense”, pois “todos os anos a Câmara de Vila do Conde promove no mês de janeiro uma feira com a participação das escolas para recriar uma tradição com mais de 300 anos, que começou em 1704, e que era popularmente conhecida como “Feira dos Vinte”, com o passar dos anos sofreu algumas alterações e transformou-se na “Feira dos Namorados”.
“Para manter viva a tradição, todos os anos a Câmara de Vila do Conde distribui centenas de colheres pelas escolas do concelho” e Elisa Ferraz recordou que “no seu tempo de juventude até se faltava às aulas para visitar a feira”.