Última hora

Tabagismo – Tem a certeza que quer continuar a fumar?

11 Janeiro 2017
Tabagismo – Tem a certeza que quer continuar a fumar?
Opinião
0

Os cigarros são obtidos a partir das folhas da planta do tabaco, sendo que o tabaco é constituído por mais de 4000 substâncias tóxicas. As mais importantes são a nicotina, que cria no nosso corpo a necessidade de fumar; os derivados do alcatrão, que causam vários tipos de cancro; os irritantes tóxicos, que causam doenças como bronquite e asma e o monóxido de carbono, que bloqueia o oxigénio no sangue.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Mais de 12 000 pessoas morrem em Portugal, por ano, devido a problemas relacionados com o tabaco. Os prejuízos para a sua saúde causados pelo tabaco são inúmeros: os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida do que os não fumadores. As doenças cardiovasculares são 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores. O tabagismo é responsável por: 25 a 30% do total dos cancros; 80% dos casos de doença pulmonar crónica obstrutiva; 75 a 80% dos casos de bronquite crónica; 90% dos casos de cancro do pulmão; 20% da mortalidade por doença coronária cardíaca.
O tabagismo é hoje classificado como dependência de nicotina e está incluído no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde.
Existem escalas que nos ajudam a avaliar o grau de dependência de nicotina. Um exemplo é o Teste de Dependência de Nicotina de Fagerström que nos ajuda a avaliar o grau de dependência de nicotina em que um individuo se encontra. As perguntas incluídas neste teste são:
Quanto tempo após acordar fuma o seu primeiro cigarro?
Quantos cigarros fuma por dia?
Por exemplo, fumar o primeiro cigarro nos primeiros 5 minutos após acordar e um consumo de cigarros, por dia, superior a 31 indicam-nos um grau muito elevado de dependência.
Se planeia ou já decidiu deixar de fumar e pensa que necessita de ajuda para o fazer, o seu médico de família é a pessoa indicada para o aconselhar. Existem tratamentos farmacológicos e também no âmbito da psicologia eficazes para o tratamento da dependência da nicotina.
Hoje deixo aqui 10 passos de aconselhamento que o poderão ajudar a deixar de fumar:
1. Marque um dia concreto para deixar de fumar (no prazo máximo de 15 dias).
2. Até chegar o dia fixado, faça alguma preparação: enumere as razões que o levam a deixar de fumar e treine pequenos períodos de abstinência.
3. Aprenda a conhecer-se enquanto fumador: identifique os momentos e o número de cigarros que fuma e procure avaliar quais são os cigarros que fuma apenas por “tédio”.
4. Comunique a decisão às pessoas mais próximas para se sentir mais apoiado.
5. Durante alguns dias (ou mesmo semanas), pode sentir-se ansioso, inquieto e irritado. Pode também sentir dificuldades em dormir e concentrar-se. Lembre-se que são sintomas passageiros e que já muitas pessoas os ultrapassaram.
6. Tenha sempre presentes as razões que o levaram a deixar de fumar.
7. Faça uma alimentação saudável, para evitar o aumento de peso.
8. Evite locais com fumadores e afaste objetos que lhe lembrem o tabaco (p.ex. cinzeiros e isqueiros).
9. Pratique atividade física, pois ajuda a controlar a ansiedade e permite-lhe estar em boa forma.
10. Não desista: se tiver uma recaída, fixe uma nova data e recomece a tentar.
Proteja-se! Cuide da sua saúde!

Manuel Lages Pinto