Última hora

Psoríase – Já ouviu falar?

18 Janeiro 2017
Psoríase – Já ouviu falar?
Opinião
0

A psoríase é uma doença cutânea que produz manchas ou placas vermelhas na pele cobertas de escamas prateadas ou brancas. Atinge cerca de 1 a 3% da população, e a sua causa não é bem conhecida. No entanto, sabe-se que a hereditariedade é um fator importante. A psoríase pode surgir em qualquer idade.
A psoríase pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, atingindo mais frequentemente os cotovelos, joelhos, zona inferior das costas, couro cabeludo, palma das mãos, plantas dos pés e unhas. Algumas pessoas com psoríase têm também problemas nas articulações (artrite psoriática).
A psoríase não é uma doença contagiosa, nem pelo contacto com a pele do doente.
Se tem psoríase, deve saber que se trata de uma doença crónica para a qual não existe cura. No entanto, existem diversos tratamentos que o podem ajudar a controlar a doença. Para além disso, por vezes a psoríase desaparece espontaneamente por longos períodos de tempo.
A maioria das pessoas melhoram com a exposição solar. Todavia, com alguns dos fármacos utilizados no tratamento não deve ocorrer exposição solar, pelo que deve certificar-se sempre junto do seu médico. Lembre-se também que apesar do sol ser benéfico, deve usar proteção solar para evitar queimaduras.
Deve também conhecer as situações que pioram a sua psoríase, tentando evita-las. Alguns exemplos são as alterações do tempo, infeções na garganta, determinados medicamentos ou o próprio stress. Deve evitar também coçar a pele com força, fazer feridas ou arranhões e as queimaduras solares.
Nem todas as lesões de pele correspondem a psoríase sendo importante consultar o seu Médico de Família que o ajudará no diagnóstico, terapêutica e acompanhamento necessário. Não se auto-medique, um tratamento com bons resultados noutra pessoa pode não resultar em si.
A pele é o maior órgão do nosso organismo, cuide dela e cuide de si.

Joana Gomes Rodrigues