Última hora

Portugal em “Aviso Amarelo” devido ao frio

19 Janeiro 2017
Portugal em “Aviso Amarelo” devido ao frio
País
0

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo”, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.
Segundo o IPMA, todos os distritos de Portugal continental estão sob “Aviso Amarelo” desde as 09:15 horas de hoje até às 11 horas de sábado, devido aos baixos valores da temperatura mínima.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera dizem que durante os próximos dias se vai sentir “vento fraco a moderado, predominantemente de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, formação de geada, em especial nas regiões do interior, pequena descida da temperatura mínima e pequena subida da máxima na região Sul”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “na origem da descida das temperaturas em Portugal continental está uma massa de ar continental mais fria e seca”.
“Devido à previsão de descida das temperaturas para os próximos dias, a ARS Norte e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde reforçam os conselhos que nos últimos dias tem vindo a divulgar e que vão no sentido de que as pessoas – essencialmente as mais vulneráveis – se abriguem do frio vestindo agasalhos apropriados, que consumam bebidas quentes – por exemplo chá – que só utilizem lareiras e outros meios produtores de monóxido de carbono se estes reunirem as condições de segurança exigíveis e desde que se verifique circulação do ar no local onde os mesmos se encontrem instalados.”