Última hora

Pescadores reúnem em Vila do Conde para discutir carta por pontos

17 Janeiro 2017
Pescadores reúnem em Vila do Conde para discutir carta por pontos
Local
0

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, recebeu hoje os representantes dos pescadores para discutir a carta por pontos.
O decreto-lei da carta por pontos foi publicado na passada terça feira em Diário da República e os pescadores decidiram convocar uma manifestação, mas o secretário de Estado das Pescas chamou os representantes dos pescadores a Lisboa para explicar as novas alterações.
A carta por pontos para a pesca é uma exigência da Comunidade Europeia e Bruxelas lançou o ultimato: “ou Portugal aplica, ou corre o risco de perder os fundos do Mar2020”. O decreto-lei já entrou em vigor, embora a aplicação de pontos só vá ocorrer a partir de março, mas os pescadores contestam os pontos imputados à licença da embarcação e não apenas ao infractor e a perda da licença de pesca do barco ao fim de 90 pontos.
Depois da reunião hoje em Lisboa, vai ter lugar uma outra que vai juntar as organizações de pesca no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, com pescadores, Carlos Cruz, da Apropesca – Organização de Produtores de Pesca Artesanal e José Festas, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, no próximo sábado, 21 de janeiro.