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Estação do Metro de Modivas Norte foi adjudicada à Soares da Costa

19 Janeiro 2017
Estação do Metro de Modivas Norte foi adjudicada à Soares da Costa
Economia
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A Metro do Porto adjudicou esta semana a construção da nova estação da linha Vermelha, que liga o Porto à cidade da Póvoa de Varzim, Modivas Norte, em Vila do Conde, junto ao “The Style Outlets”, à construtora Soares da Costa.
Segundo a Metro do Porto, “a adjudicação da obra foi aprovada na última semana, em reunião do conselho de administração da empresa”. A Soares da Costa “apresentou a proposta mais favorável no concurso público internacional, lançado em outubro”, no valor de 429.374 euros. “O prazo de execução da empreitada é de quatro meses, contados a partir da consignação da obra, o que deverá ocorrer dentro de dias, prevendo-se que a nova estação fique concluída e operacional até ao final de junho”.
A nova estação de Modivas Norte “representa um investimento global de cerca 1,2 milhões de euros”, “comparticipado em partes iguais pela Neinver, gestora do Vila do Conde “The Style Outlets” e pela Metro do Porto”.
A construção desta nova estação esteve prevista desde o início do Metro e deveria ter sido executada em 2012, mas foi retirada em 2011 do plano de atividades, quando apenas faltava lançar o concurso público.
“A Metro do Porto estima que mais de duas mil pessoas venham a utilizar diariamente a futura estação, que é precisamente contígua ao Vila do Conde The Style Outlets” e a “avaliação económica do projeto aponta para a recuperação do investimento público a cargo da Metro do Porto, de cerca de 600 mil euros, 50% do valor global, num prazo máximo estimado de 12 meses após a entrada em operação comercial da estação”.
Atualmente, o “The Style Outlets” oferece um autocarro gratuito que liga o Centro Comercial à estação de Modivas Sul e a nova estação vai incluir uma ligação pedonal direta ao espaço.
A Metro do Porto prevê arrecadar com a nova estação “mais de um milhão de validações anuais” em relação aos números atuais, pois, segundo “estudos económicos e de procura, levados a cabo na preparação do investimento, 97% das visitas ao Centro Comercial, que recebe aproximadamente 4,3 milhões de pessoas por ano, são feitas através do carro”.