Última hora

Comunidade Chinesa de Vila do Conde celebra Ano Novo

27 Janeiro 2017
Comunidade Chinesa de Vila do Conde celebra Ano Novo
Cultura
0

Em Vila do Conde, na Zona Industrial da Varziela, onde se concentra o maior número de chineses no norte do país, começa-se hoje a celebrar a entrada no novo ano Chinês.
As comemorações de celebração do ano do Galo, ano 4715 do calendário chinês, começam hoje, pelas 16 horas portuguesas.
A data é assinalada todos os anos pelos Chineses radicados na Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde, onde está instalada a maior comunidade chinesa do Norte do país.
Para os Chineses, o Galo é símbolo de coragem, honestidade e ambição, mas também tem o significado de Galo de Fogo, por ser destemido, enérgico e propício a mudanças.
O calendário chinês é lunissolar, ou seja, neste tipo de calendário procura-se harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua através de ajustamentos periódicos. Assim os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder ao ciclo solar obtêm-se através da introdução periódica de um mês extra, o chamado 13.º mês lunar.
Hoje à noite, no Casino da Póvoa de Varzim, há um jantar de celebração da entrada do novo ano Chinês, onde vai haver dança do Dragão e fogo-de-artifício.