Última hora

O Natal, o Ano Novo, os doces e a Diabetes

15 Dezembro 2016
O Natal, o Ano Novo, os doces e a Diabetes
Opinião
0

Estamos a chegar à época do ano em que é habitual, decorrente das festas que se avizinham, um maior consumo de produtos alimentares no geral, e em particular dos doces e bolos! Todos temos em mente, que os doces e a Diabetes estão relacionados. E também para reforçar a importância de se pensar seriamente sobre a Diabetes, no passado dia 14 novembro assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes. Mas afinal o que é a Diabetes? Porque nos preocupa tanto? Ora, estas são duas das questões que tentarei responder neste artigo.
O que é a Diabetes?
O diabetes é uma doença crónica, que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é a mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é a mais frequente entre os adultos; e a diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente. Existem outros tipos de diabetes além destes, mas esses ocorrem com muito menor frequência.
Sem dúvida, que a diabetes de tipo 2, neste momento é uma grande preocupação porque representa cerca de 90-95% dos casos, e o seu aparecimento está fortemente relacionado com os estilos de vida: excesso de peso e obesidade, o que contribui para 44% dos casos; inatividade física, que contribui com 27% dos casos; e outros fatores de risco como o tabagismo, abuso de álcool, história familiar e fatores desconhecidos (33%) (dados da Organização Mundial da Saúde, 2016).
Diabetes: Porque nos preocupa tanto?
A persistência de um nível elevado de glicose no sangue, mesmo quando não estão presentes os sintomas para alertar o indivíduo para a presença de Diabetes ou para a sua descompensação, resulta em lesões no organismo. Embora a evidência dessas lesões possa ser encontrada em diversos órgãos, é nos rins, olhos, nervos periféricos e sistema vascular, que se manifestam as mais importantes, e frequentemente fatais, complicações da Diabetes.
Em praticamente todos os países desenvolvidos, a Diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. A Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral.
Além do sofrimento humano que as complicações relacionadas com a doença causam nas pessoas com Diabetes e nos seus familiares, os seus custos económicos são enormes. Estes custos incluem os cuidados de saúde, a perda de rendimentos e os custos económicos para a sociedade em geral. Por isso, a Diabetes coloca em risco a própria pessoa, mas também todos que a rodeiam.
Como evitar / retardar o aparecimento da Diabetes tipo 2?
O primeiro passo no tratamento da Diabetes tipo 2 e o mais importante é uma adaptação naquilo que se come e quando se come e na atividade física que se efetua diariamente (o exercício regular – por exemplo caminhar – permite que o organismo aproveite melhor o açúcar que tem em circulação). Muitas vezes, este primeiro passo, com a eventual perda de peso se este for excessivo, é o suficiente para manter a Diabetes controlada (pelo menos durante algum tempo… que pode
ser de muitos anos). Quando não é possível controlar a Diabetes, apesar da adaptação alimentar e do aumento da atividade física, e necessário fazer o tratamento com comprimidos e, em certos casos, utilizar insulina. É ainda comum a necessidade de utilização de medicamentos para controlar o colesterol e a pressão arterial.
Por isso, embora o Natal e a passagem de Ano convidem a excessos alimentares, tenha estes dados em atenção. E claro, que o que conta é todo o ano, assim desafio-o a colocar como objetivo de 2017 a adoção de um estilo de vida saudável para que a Diabetes e as suas complicações não surjam na sua vida. E se nestas festas abusar nos doces, não se esqueça de compensar com a prática de exercício físico!
Feliz Natal e Próspero 2017.

Ana Sofia Portela