Última hora

Tribunal da Relação considera mestre do “Jesus dos Navegantes” culpado

23 Novembro 2016
Tribunal da Relação considera mestre do “Jesus dos Navegantes” culpado
Local
0

O Tribunal da Relação de Coimbra manteve a pena de dois anos e seis meses de prisão aplicada no passado ao mestre e armador da embarcação “Jesus dos Navegantes”.
Francisco Fortunato tinha sido condenado por quatro crimes de homicídio negligente, na sequência do naufrágio da embarcação “Jesus dos Navegantes”, a 25 de Outubro de 2013, na Figueira da Foz.
A comunidade piscatória reagiu com desagrado à sentença, inédita por penalizar alguém que também teve de lutar para não morrer afogado, quando o “Jesus dos Navegantes”, à saída da barra da Figueira da Foz, levou com duas ondas que o virou e atirou toda a tripulação à água, onde quatro pescadores morreram, salvando-se o mestre e mais três membros da tripulação.
Por causa das quatro mortes resultantes do acidente, o armador foi condenado por homicídio por negligência, uma sentença da qual recorreu para um tribunal superior, mas também os juízes desembargadores consideram que Francisco Fortunato devia ter obrigado a tripulação a envergar coletes salva-vidas, já que foi ele que decidiu arriscar sair do porto em condições adversas.
Francisco Fortunato terá de pagar uma indeminização no valor de 42 mil euros à família de José Bicho, mas a condenação pode levar os familiares dos outros falecidos a fazerem o mesmo, bem como a seguradora dos quatro tripulantes, que já pagou as respetivas indemnizações.