Última hora

Gripe: que é e como a evitar

2 Novembro 2016
Gripe: que é e como a evitar
Opinião
0

A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. A gripe é a doença mais frequente do adulto e pode ser prevenida pela vacinação anual, isto porque os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura.
Algumas perguntas frequentes sobre a gripe sazonal:
– Como se transmite a gripe?
O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos).
– Quais os sintomas/sinais da gripe?
No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal¬-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto.
– A gripe e a constipação são a mesma doença?
Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto na gripe o início é súbito.
– Como se evita a gripe?
A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Mas também é fundamental evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos, estes cuidados ajudam a diminuir a probabilidade de contágio.
– Quem deve ser vacinado contra a gripe?
A vacinação reduz muito o risco de contrair a infeção. Se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações. Há pessoas que têm maior risco de sofrer complicações depois da gripe e por isso é fortemente recomendado que sejam vacinadas. Estes grupos são:
Pessoas com 65 e mais anos de idade, principalmente se residirem em instituições;
Pessoas que tenham doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado;
Pessoas com diabetes e/ou outras doenças que diminuam a resistência às infeções.
Grávidas.
Em Portugal, o pico da atividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, por este motivo a vacinação deve ser feita, preferencialmente até ao final do ano, podendo, no entanto, decorrer durante todo o Outono e Inverno.
– Mas se mesmo assim ficar com gripe, o que fazer? Cuide-se! Isto é:
Fique em casa, em repouso;
Não se agasalhe demasiado;
Meça a temperatura ao longo do dia;
Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças);
Utilize soro fisiológico para a obstrução nasal;
Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.
– Evite transmitir a gripe:
Reduza, na medida do possível, o contacto com outras pessoas;
Lave frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize toalhetes;
Use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum);
Ao espirrar ou tossir proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilize as mãos.
Se tiver dúvidas, telefone para a Saúde 24: 808 24 24 24 ou se os sintomas/sinais persistirem procure o médico.

Ana Sofia Portela