Última hora

Febre em Crianças: o que fazer?

30 Novembro 2016
Febre em Crianças: o que fazer?
Opinião
0

Existe no nosso cérebro um centro termorregulador chamado hipotálamo que regula a temperatura do corpo em resposta a vários estímulos: infeção, inflamação, traumatismos.
A temperatura corporal varia de indivíduo para indivíduo, varia com a atividade física e ao longo do dia. Assim sendo, a temperatura corporal retal pode variar entre 36 e 37 graus de manha e atingir os 38 graus a tarde. A temperatura medida depende ainda do local onde é efetuada a medição. Por exemplo, a temperatura medida na axila corresponde a menos um grau do que a medida a nível retal, ou seja, 37 graus axilares correspondem a 38 graus retais.
A temperatura do nosso corpo não aumenta por acaso. A febre é um importante mecanismo de defesa contra a infecção, hoje sabemos que muitos dos processos envolvidos no combate à infecção têm maior actividade a uma temperatura acima da normal.
Quando devemos baixar a temperatura?
Uma vez que a febre raramente está associada a complicações e que tem um importante papel na defesa do organismo apenas é aconselhado tratamento quando a temperatura axilar for superior a 38,0 – 38,5°C. Nunca é demais referir que é necessário medir a temperatura com um termómetro e não com a mão. Nas crianças com menos de 2 anos, a temperatura rectal é a avaliação preferencial.
Podem ser adotados algumas medidas para ajudar a lidar com o desconforto provocado pela febre:
Respeite as necessidades do organismo: agasalhe-se ou dispa roupa conforme tenha frio ou calor;
Pode tomar um banho mas este deve ser a temperatura habitual (37º) e rápido (10 minutos);
Ofereça líquidos para evitar a desidratação;
A terapêutica para baixar a febre deve ser incluir apenas um fármaco. O fármaco de eleição é o paracetamol. Em alternativa pode ser utilizado o ibuprofeno. Nas crianças as doses devem ser sempre ajustadas ao peso. A temperatura deve ser medida sempre antes da toma de um destes fármacos.
Quando ir ao médico?
Se a criança está “murcha”, não brinca mesmo quando a febre baixa;
Se a criança estiver muito irritada ou com gemido;
Se a criança tiver falta de ar ou manchas na pele;
Se a criança tiver risco de convulsões com febre;
Se a febre se mantiver mais de 3 dias.
Lactentes com menos de 3 meses devem ser sempre levados ao serviço de urgência.

Rosalina Magalhães