Última hora

EUA escolhem hoje um entre dois dos quatro candidatos a Presidente

8 Novembro 2016
EUA escolhem hoje um entre dois dos quatro candidatos a Presidente
Política
0

Desde 1845 que a 22.ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos diz que as eleições americanas têm que decorrer na terça feira imediata à primeira segunda feira de novembro.
Tudo remonta à época em que os Estados Unidos da América eram um país de agricultores que iam à igreja no domingo e ao mercado na quarta feira. Como os locais de voto eram afastados das localidades, votar à terça feira garantia que os agricultores tinham um dia para viajar até lá, antes de regressarem a casa a tempo de vender os seus produtos nos mercados locais.
Atualmente, 38 estados permitem o voto antecipado e, este ano, estima-se que 40% dos eleitores que vão às urnas já tenham na realidade feito a sua escolha.
A eleição de 2016 para eleger o novo Presidente dos Estados Unidos da América já garantiu o seu lugar na história. A batalha entre a democrata Hillary Clinton, de 69 de idade, e o republicano Donald Trump, de 70 anos de idade, chega nesta terça feira, 8 de novembro, ao fim e, segundo as sondagens, um dos dois será o 45.º Presidente dos Estados Unidos da América, mas são quatro os candidatos. Concorrem ainda, pelo partido Libertário, Gary Johnson, de 63 anos de idade, e pelo Partido Verde apresenta-se a escrutínio Jill Stein, de 66 anos de idade.
Saber quem é o próximo inquilino da Casa Branca não é a única coisa que está em jogo nas eleições americanas de 2016. Os norte-americanos vão também eleger os 435 membros da Câmara dos Representantes, um terço do Senado (34 lugares), 12 governadores e, espalhado pelos vários estados, participar em 162 referendos.