Última hora

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde no TOP 5

29 Novembro 2016
Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde no TOP 5
Local
0

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde voltou a ser distinguido como um dos melhores hospitais entre os maiores do país e está no TOP 5 das melhores unidades hospitalares de Portugal.
Os prémios do “Top 5’16 – A Excelência dos Hospitais”, atribuídos pela multinacional IASIST, foram entregues, ao final da manhã desta terça feira, 29 de novembro, em Lisboa.
Na avaliação “Top 5’16 – A Excelência dos Hospitais”, a empresa IASIST, que se dedica à realização de estudos de busca das melhores práticas na área da Saúde, os hospitais são divididos em cinco grupos, definidos segundo critérios da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e comparados com outros de mesma dimensão e em cada grupo são nomeados três finalistas, entre os quais é escolhido o vencedor.
No estudo da IASIST é avaliado o desempenho dos hospitais no ano anterior, analisando indicadores de qualidade assistencial, índices de mortalidade, de complicações, de readmissões e de cesarianas, e indicadores de eficiência, índices de demora média, de cirurgia ambulatória, número de doentes por médico e por enfermeiro e custos operacionais por doente padrão.
No grupo das maiores e mais diferenciadas unidades do país, o Centro Hospitalar do Porto venceu o Centro Hospitalar de São João e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O Hospital de Braga voltou a destacar-se do Centro Hospitalar Tondela – Viseu e Hospital Espírito Santo, em Évora. A Unidade Local de Saúde de Matosinhos destronou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde venceu o Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, (vencedor de 2015) e o Hospital de Vila Franca de Xira.