Última hora

Vila do Conde celebra 5 de outubro

6 Outubro 2016
Vila do Conde celebra 5 de outubro
Cultura
0

Apesar de a data ter sido celebrada nos anos anteriores, a autarquia de Vila do Conde congratulou-se com o regresso do feriado civil, três anos depois, e comemorou ontem os 106 anos da implantação da República em Portugal.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, sublinhou “a importância do conhecimento da nossa história” e “de episódios, por vezes esquecidos, mas que foram fundamentais para se chegar, por exemplo, à Implantação da República”.
A Bandeira Nacional foi hasteada na Praça Vasco da Gama, junto aos Paços do Concelho, em Vila do Conde, na presença do Corpo e Fanfarra dos Bombeiros de Vila do Conde, ao mesmo tempo que se ouviu o Hino Nacional, interpretado pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.
Após o hastear da Bandeira Nacional, seguiu-se a intervenção Elisa Ferraz, da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e uma palestra de Joel Cleto sobre a história do 5 de outubro.
Após a cerimónia oficial do 5 de outubro, realizou-se a romagem ao Cemitério de Vila do Conde para colocação de uma coroa de flores que simboliza a memória dos Republicanos já falecidos.