Última hora

Osteoporose – Como prevenir e controlar esta doença?

4 Agosto 2016
Osteoporose – Como prevenir e controlar esta doença?
Opinião
0

A osteoporose é uma doença esquelética sistémica que se carateriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade do osso com consequente aumento do risco de fraturas, nomeadamente das vértebras da coluna dorsal e lombar, e também do rádio e fémur.
Existem numerosos fatores que aumentam a propensão para o desenvolvimento de osteoporose. Um dos fatores determinantes é a ingestão diminuída, durante muitos anos, de cálcio na dieta habitual. O tabagismo, o consumo alcoólico, falta de exercício, assim como o uso prolongado de certos medicamentos como os corticoides, determinadas doenças ou ter familiares com osteoporose também aumentam o risco desenvolver esta doença.
A osteoporose não causa dor ou outros sintomas. O diagnóstico desta patologia é estabelecido apenas mediante a realização de um exame complementar diagnóstico designado por osteodensitómetria. Existem indicações específicas para a realização deste exame, como por exemplo, devem realizar osteodensitómetria mulheres com idade superior a 65 anos e homens com idade superior a 70 anos. Importante destacar também que a menopausa por si só não é uma indicação para a realização de uma osteodensitómetria, a menos que a mulher tenha outros fatores de risco associados de desenvolver a doença.
A forma mais eficaz de prevenir o desenvolvimento de osteoporose é ingerir quantidades adequadas de cálcio. É importante ter em conta que entre os 1 e 10 anos de idade deve-se ingerir 600-1000 mg de cálcio por dia. Entre os 11 e 24 anos, assim como durante a gravidez, o aleitamento e a pós–menopausa, de 1000 a 1500 mg. Os adultos e os idosos devem ingerir entre 800-1000 mg por dia. Na dieta habitual, o leite e os produtos lácteos (queijo, iogurte e outros derivados) são as melhores fontes de cálcio. Também são ricos em cálcio os cereais, as verduras, os frutos secos e o peixe. Por exemplo: 2 copos de leite, 1 iogurte, 50 g de queijo, 1 prato de legumes e uma mão cheia de frutos secos têm, no total, cerca de 1100 mg de cálcio. A exposição solar adequada e protegida no sentido de promover a produção de vitamina D, o exercício físico e a evicção do álcool e tabaco são também medidas preventivas importantes de modo a evitar o desenvolvimento desta doença.
Existem grupos específicos da população, como por exemplo, os indivíduos com mais de 65 anos que devido ao elevado risco de aporte diminuído de cálcio e vitamina D deve fazer suplementação oral. A dose de cálcio diária, por via oral, suplementar à dieta pode variar entre 1000 e 1200 mg, enquanto as doses de vitamina D quando administrada por via oral podem variar entre 700-800 Ul diárias.
Se precisa de mais esclarecimentos em relação à osteoporose ou caso necessite de ajuda na prevenção desta patologia, não hesite, contacte o seu médico de família.

Manuel Lages Pnto