Última hora

Mural de Arte Urbana da Seca do Bacalhau concluído

29 Agosto 2016
Mural de Arte Urbana da Seca do Bacalhau concluído
Cultura
0

Um dos antigos edifícios da Seca do Bacalhau, em Vila do Conde, deu lugar a uma tela gigantesca, exposta para a rua, onde se recupera a memória da atividade da Seca do Bacalhau, desenvolvida no século passado.
A conceção artística é da autoria de Isabel Lhano, que executou este mural com Marco Castiço e Miguel Pipa, do Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde, e o seu filho, Luís Costa.
Em primeiro plano, estão retratadas as mulheres que ali trabalhavam na salga e na secagem do bacalhau, na lateral é possível ver o rosto de uma delas e ao meio a frase de Valter Hugo Mãe: “Este foi o mar das mulheres. Aqui se glorificaram e aqui naufragaram”.
A arte urbana tem por objetivo dignificar espaços abandonados ou edifícios devolutos, dando-lhes uma nova roupagem, chamando a atenção para os mesmos, trazendo a arte para a rua, fora do seu contexto expectável de museu ou galeria de arte, democratizando-a, tornando-a mais próxima de todos.
O trabalho de arte urbana, onde mãe e filho, de forma inédita em Portugal, transformam por completo o aspeto deste edifício devoluto da antiga Seca do Bacalhau pode ser visto a qualquer hora do dia, no meio da rua, na zona onde desagua o rio Ave.