Última hora

Marta Miranda apresentou “Bairro Balnear”

2 Agosto 2016
Marta Miranda apresentou “Bairro Balnear”
Cultura
0

O “Bairro Balnear”, Contributos para a história contemporânea de Vila do Conde (1866-1936) é o nome do livro que foi apresentado no passado sábado, no Salão nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde.
O título resulta da investigação de Marta Miranda no âmbito da dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O trabalho pretende refletir a revolução urbanística operada em Vila do Conde, a partir da segunda metade do século XIX. Após 1850, Vila do Conde foi dotada de um conjunto de infra estruturas e equipamentos que alteraram a fisionomia urbana da cidade e “a ocupação residencial do litoral impôs-se, aos dirigentes municipais de então, como um fator de progresso e prosperidade.”
A abertura da rua dos banhos, em 1866, foi um marco fundamental no novo desenho viário, tendo como horizonte a estruturação de uma estância balnear.
“Bairro Balnear”, Contributos para a história contemporânea de Vila do Conde foi apresentado por Jorge Alves, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e especialista em História Contemporânea.