Última hora

Golfinhos passeiam novamente pelo mar de Vila do Conde

23 Agosto 2016
Golfinhos passeiam novamente pelo mar de Vila do Conde
Local
0

Cerca de uma dezena de golfinhos passeou, na manhã desta segunda feira, 22 de agosto, durante cerca de meia hora, pelo mar de Vila do Conde.
O momento foi apreciado por dezenas de veraneantes, na praia do Rock, junto à Quinta do Eng. Carvalho, em Vila do Conde, que revelaram que “os golfinhos surgiram à tona da água pouco depois das 11 horas”.
Esta não é a primeira vez que se avistam golfinhos no mar de Vila do Conde, mas o fenómeno não é frequente, embora um grupo de dez golfinhos tenha sido avistado na mesma zona há cerca de dois meses atrás e de três ou quatro há cerca de dois anos no estuário do rio Ave.
Os golfinhos são nadadores privilegiados e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podem nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades e têm a capacidade de nadar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.