Última hora

Dicas de saúde para quem vai viajar

24 Agosto 2016
Dicas de saúde para quem vai viajar
Opinião
0

Esta altura do ano e as férias convidam a viajar e passear. Por isso, é importante preparar estas atividades também do ponto de vista da saúde! O destino da viagem/passeio, a duração, o alojamento ou o tipo de ocupações que vai ter durante esse período condicionam a mala que deve preparar. Assim, é necessário ter em atenção alguns conselhos.
Consulta do Viajante:
Se o seu destino for fora da Europa, nomeadamente para destinos tropicais, é conveniente ir à Consulta do Viajante, cerca de um a dois meses antes da partida. Esta consulta existe no Serviço Nacional de Saúde, questione na Unidade de Saúde onde é utente como proceder para agendar esta consulta. Esta consulta é importante para viagens de lazer, mas é crucial para quem viaja por motivos profissionais.

Cartão Europeu de Seguro de Doença:
É fundamental possuir este documento. É um cartão de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este possa vir a necessitar. É gratuito, sendo necessário apenas solicitar a sua emissão na Segurança Social com alguma antecedência.

O que levar na “farmácia de viagem”?
A preparação da “farmácia de viagem” deve ser feita tendo em conta o local para onde se vai, o acesso aos serviços de saúde disponíveis, as condições particulares de cada pessoa e o tipo de ocupações que vai ter. Por isso, a lista que se segue é geral, contudo cada pessoa deve avaliar a necessidade do tipo e quantidade a levar. Embora muitos dos medicamentos mencionados sejam de venda livre, convém aconselhar-se previamente com profissionais de saúde, principalmente, se tiver algum doença e/ou medicações crónicas.
– Medicação que toma habitualmente: levar as doses consoante os dias que estiver fora, mas também doses extra na eventualidade de haver algum imprevisto; é fundamental falar com os profissionais de saúde que o acompanham sobre a viagem que vai fazer, pois determinadas doenças e medicações tem algumas especificidades que devem ser tidas em conta;
– Analgésico / antipirético: para a febre e alívio de dores (como por exemplo dores de cabeça, ouvidos, dentes) de preferência medicamentos à base de paracetamol;
– Antieméticos: para enjoos ou vómitos;
– Antidiarreicos: para diarreia aquosa sem febre;
– Anti-histamínico e/ou corticoide tópico: sobretudo para quem tenha história de reações alérgicas (como, por exemplo, à picada de mosquito);
– Repelente de insetos: para proteção contra a picada de mosquitos;
– Protetor solar: adequado ao grau de exposição solar e tipo de pele;
– Creme hidratante e com zinco: para reparação de lesões e irritações cutâneas;
– Unidoses de Soro Fisiológico: para lavagem ocular, descongestionar o nariz ou limpeza de feridas;
– Pomada: para dores musculares e entorses.
– Solução desinfetante, compressas, adesivo, pensos rápidos e ligadura para curar pequenos cortes.

Cuidados a ter no transporte de medicamentos:
– Para quem toma medicação crónica deve levar uma lista com toda a medicação que está a tomar. Pode ser necessária uma declaração médica que ateste a necessidade dos medicamentos ou seringas que transporta, para eventual apresentação às autoridades.
– Para as viagens de avião é importante informar-se corretamente dos procedimentos a ter e das normas internacionais de segurança.

Planear com tempo e aconselhar-se junto dos profissionais de saúde que o acompanham são fundamentais para o sucesso! Coloque na sua mala a “farmácia de viagem”! Não descure destes cuidados mesmo que seja apenas um passeio de uma tarde e… desfrute ao máximo!!

Ana Sofia Portela