Última hora

Cuidado com a nova campanha #desafioaceite do Facebook

26 Agosto 2016
Cuidado com a nova campanha #desafioaceite do Facebook
Tecnologia
0

O Facebook está neste momento a ser palco de mais uma nova tendência e a Associação de Internautas avisa que o #desafioaceite não é bem intencionado.
O jornal espanhol ABC afirma que este novo desafio, que consiste na publicação de uma fotografia do utilizador a preto e branco, tem como objetivo apanhar dados dos internautas.
Basta alguém colocar um “gosto” na foto que um amigo publica para depois ser “contactado” pelo perfil no qual colocou um gosto para também fazer o desafio e esse contacto é feito através de uma mensagem enviada pelo Messenger do amigo, automaticamente.
Em Portugal, o Facebook já se encheu de fotografias de perfil de utilizadores a preto e branco, supostamente contra o cancro, seguidas da frase (hashtag) “#desafioaceite”, mas a empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.
O jornal espanhol ABC explica que estas correntes, “aparentemente inofensivas e que se tornam virais, não contribuem para nada, pelo menos de bom”, tratando-se normalmente de embustes perfeitos que têm nas redes sociais locais para se desenvolverem “e o objetivo é captar endereços de IP, criar bases de dados, realizar posteriormente campanhas de spam ou simplesmente difundir o máximo de informação falsa possível”, como spam ou malware (vírus).