Última hora

Crescimento sustentável

3 Agosto 2016
Crescimento sustentável
Opinião
0

A equipa sénior de futebol do Rio Ave F.C. iniciou oficialmente na passada 5.ª feira a sua época desportiva jogando em Praga com o Slavia local para a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Depois do 4-3-3 com que jogámos durante vários anos, Nuno Capucho tem apostado na pré-temporada numa táctica em 4-4-2 e foi assim que iniciou o jogo em Praga. O Rio Ave entrou com o pé direito, conseguindo uma exibição agradável e dominando o jogo em casa de um adversário com mais nome na montra europeia. Apesar do domínio, o Rio Ave não conseguiu concretizar nenhum golo e Cássio, com uma boa exibição, conseguiu também com duas ou três excelentes intervenções impedir o golo para o Slavia de Praga. O nulo no marcador é um bom resultado e deixa tudo em aberto para a decisão esta semana em Vila do Conde onde se espera um estádio cheio de vilacondenses a empurrar a equipa para a próxima eliminatória.
Para já, o primeiro grande objectivo da época continua a ser garantir a presença na fase de grupos da Liga Europa. Não só porque garante logo um encaixe financeiro significativo, como também serve de montra para a valorização dos jogadores que poderão garantir receitas extraordinárias mais à frente. Mas não se pense que a presença na fase de grupos da Liga Europa é um caso de vida ou de morte para o clube. É naturalmente importante, mas o crescimento que tem vindo a ser feito é sustentado, sem dar um passo maior que a perna e a saúde do clube não estará dependente de a bola na próxima 5.ª feira entrar ou bater no poste. Quanto muito, a bola entrar ou não poderá forçar a venda ou não de algum jogador, tal como avançar ou adiar a construção de novas infraestruturas e melhoramentos no estádio.
Também já vai longe a altura em que o apoio da autarquia tinha peso no orçamento do clube. Hoje em dia, o Rio Ave recebe 90 mil euros anuais da autarquia, que são destinados somente às actividades amadoras (departamento juvenil e futsal). Se tivermos em conta o orçamento global do Rio Ave F.C. e da SDUQ (para o futebol profissional), estamos a falar de 90 mil euros num total de cerca de 4,5 milhões de euros (este ano poderá chegar aos 7 milhões com as receitas da Liga Europa). É portanto nesta altura muito mais o que o Rio Ave oferece à cidade, em termos de condições de prática desportiva para centenas de jovens e em termos turísticos, levando o nome da cidade a todo o país e pela Europa fora, do que o que a cidade oferece ao clube. Não sei que valores foram comportados noutros tempos, por certo a autarquia já foi fundamental no apoio ao clube quando este passava por outras dificuldades, mas actualmente, não passa de um mito dizer-se que o Rio Ave depende desses apoios para a sua subsistência. Ainda assim, todas as ajudas são bem-vindas e comparando com os clubes das redondezas, o Rio Ave fica neste aspecto claramente a perder.
Um dos grandes factores que contribui para a saúde financeira do clube é naturalmente a manutenção já há 8 anos na primeira liga. Com maior ou menor dificuldade, o Rio Ave foi-se mantendo e nos últimos anos tem vindo a subir na tabela classificativa e a atingir um prestígio que já o coloca actualmente como um dos crónicos candidatos aos lugares de acesso às competições europeias. A boa gestão e a performance desportiva ajudam depois a que haja interesse por parte dos empresários (Jorge Mendes à cabeça) em colocar cá os seus jogadores de modo a fazê-los crescer desportivamente e a promovê-los, levando a vendas proveitosas para todos.
A Liga NOS 2016/17 está também já à porta. Depois deste embate com o Slavia de Praga, é já na sexta-feira dia 12 de Agosto que Rio Ave e F.C. Porto dão em Vila do Conde o pontapé de saída com o jogo de abertura do campeonato. Frente a frente Capucho que treinou há não muito tempo nas camadas jovens do F.C. Porto e Nuno Espírito Santo, que iniciou há 4 épocas no Rio Ave o seu percurso como treinador. Várias ligações afectivas, que por certo não terão importância quando o árbitro apitar para o início do jogo, onde cada um dos intervenientes tentará começar o campeonato com o pé direito. E para nós, nada melhor que vencer o F.C. Porto, contando com a bagagem competitiva que já levaremos desta eliminatória da Liga Europa e esperando que o F.C. Porto esteja mais preocupado com o decisivo play-off de acesso à Liga dos Campeões que terá de disputar a meio da semana seguinte. Se assim for, o Rio Ave será o primeiro líder do campeonato e assim se manterá pelo menos durante umas horas.
Vamos a eles!

Renato Sousa