Última hora

Vila do Conde tem novo Gabinete de Apoio ao Emigrante

29 Julho 2016
Vila do Conde tem novo Gabinete de Apoio ao Emigrante
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde organizou ontem, pela primeira vez, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma receção aos Emigrantes vilacondenses.
A cerimónia acolheu ainda a assinatura de dois protocolos relacionados com as comunidades portuguesas no estrangeiro e contou com a presença de Catarina Marcelino, secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, e José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades.
Após a abertura do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Vila do Conde, em 2006, o protocolo de 2.ª geração, assinado ontem entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Secretaria de Estado das Comunidades, vem reforçar os serviços já existentes no Gabinete, com apoios económicos a emigrantes que queiram abrir negócios na região ou que queiram expandir os seus negócios nacionais para o estrangeiro.
“O espaço, a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, tem, agora, disponível uma equipa que envolve Finanças, Segurança Social, IAPMEI, Turismo e Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora, para dar resposta mais rápida aos problemas com que se deparam os emigrantes espalhados pelo mundo”, explicou o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.
Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salienta que “a ideia é que o Gabinete possa, a partir de agora, dar melhor resposta aos problemas que se colocam à nova vaga de jovens emigrantes que tem vindo a abandonar o país”.
“A Receção ao Emigrante irá provavelmente ser feita, já no próximo ano, durante o mês de Agosto, a fim de reunir ainda mais gente numa grande festa em Vila do Conde”, finalizou a Elisa Ferraz.