Última hora

Tindersticks, The Greg Foat Group, The Legendary Tigerman e Jay-Jay Johanson no Curtas de Vila do Conde

13 Julho 2016
Tindersticks, The Greg Foat Group, The Legendary Tigerman e Jay-Jay Johanson no Curtas de Vila do Conde
Cultura
0

Os Tindersticks apresentam o novo álbum “The Waiting Room” hoje, 13 de julho, no Curtas de Vila do Conde, num filme-concerto acompanhado por várias curtas-metragens. Na segunda parte do espetáculo, a banda vai ainda revisitar alguns dos temas que marcaram os 25 anos de carreira.
A secção Stereo do festival vai contar também com filmes-concerto de The Greg Foat Group, The Legendary Tigerman e Jay-Jay Johanson.
Algumas das interpretações visuais ficaram a cargo de cineastas como Christoph Girardet, Joe King e Rosie Pedlow, que já passaram pelo Curtas Vila do Conde, Pierre Vinour, Claire Denis, Gregorio Graziosi, Richard Dumas e o brasileiro Gabriel Sanna. Alguns dos vídeos são assinados pelo vocalista dos Tindersticks, Stuart A. Staples.
Pela primeira vez em Portugal, The Greg Foat Group, quinteto de jazz liderado pelo músico Greg Foat, sobe ao palco do festival, a 14 de julho, para apresentar um projeto em estreia absoluta. “Visual Music” é uma banda sonora original para clássicos do cinema experimental dos anos 20, realizados por Hans Richter, Marcel Duchamp, Ralph Steiner e Walter Ruttmann.
The Legendary Tigerman, presença habitual no Curtas de Vila do Conde, regressa ao festival a 15 de julho com “How To Become Nothing”, projeto que juntou o músico à fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia.
O resultado, em estreia no Curtas Vila do Conde, é um road movie, em formato de filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e imagens manipuladas em tempo real por Pedro Maia.
Na noite seguinte, 16 de julho, o sueco Jay-Jay Johanson apresenta em Vila do Conde o seu mais recente álbum “Opium”, num espetáculo audiovisual onde as canções são acompanhadas por imagens em movimento.