Última hora

Sábado de descoberta em Vila Chã

22 Julho 2016
Sábado de descoberta em Vila Chã
Cultura
0

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) promove este sábado, 23 de julho, na freguesia de Vila Chã, um percurso à descoberta da biodiversidade, em que os participantes vão ter a oportunidade de observar espécies de algas e animais marinhos, e um outro onde vão ficar a conhecer a pesca artesanal praticada, no passado, naquela freguesia.
O Percurso Exploratório “Salta-pocinhas” tem a duração de 2 horas e está agendado das 10h30 às 12h, na Praia da Congreira, em Vila Chã. A atividade consiste na exploração da biodiversidade existente entre marés, onde os participantes vão poder observar diferentes espécies de algas e animais marinhos, a sua distribuição nos diferentes estratos e as suas adaptações para minimizar ou evitar o stress imposto pela exposição ao ar durante os períodos de emersão.
O Percurso Exploratório sobre a Pesca Tradicional em Vila Chã tem a duração de 2 horas e está marcado as 14h30, com início no Museu “Memórias de uma Terra” onde vai ser possível ficar com uma visão geral de como era a pesca artesanal no passado. Esta atividade termina na Praia do Pescado com a presença do pescador Alberto Maia a fazer uma abordagem à praia e à pesca atual, explicando os sistemas tecnológicos utilizados.
Paralelamente a estas atividades, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental estará aberto todo o dia de sábado com visitas gratuitas às exposições “Mar de Plástico” e “30 anos, 30 fotografias, 30 cientistas”.
As participações nas atividades do CMIA são gratuitas, mas requerem inscrições prévias obrigatórias no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, pelo telefone 252 637 002 ou através do e-mail cmia@cm-viladoconde.pt.