Última hora

Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde começa esta semana

6 Julho 2016
Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde começa esta semana
Cultura
0

Com um orçamento de 235 mil euros, a 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema – Curtas de Vila do Conde vai decorrer entre os dias 9 e 17 de julho e vai ter, este ano, mais trabalhos apresentados e sessões para o público.
Vão estar representados 46 países, num total de 241 filmes que representam quase todo o planeta, e vão ser apresentados 65 filmes de produção portuguesa, “num festival dedicado à ficção mas que dá espaço a todos os géneros”, explicou Hugo Ramos, diretor de produção do Festival.
“Serão 81 sessões no Teatro Municipal, 235 curtas-metragens, 6 longas-metragens, 7 concertos, 2 exposições e 14 conversas, debates e conferências”, acrescentou ainda Hugo Ramos.
Miguel Dias, director do Festival, sublinhou as competições, apontando-as como a parte principal do evento, revelando que “serão exibidos 16 filmes produzidos recentemente em Portugal, 38 filmes na competição internacional, 20 na experimental”, sublinhando ainda a iniciativa Take One, para escolas, e o Curtinhas, para crianças.
Nuno Rodrigues, director do Festival, salientou que “as competições destinadas ao público mais jovem foram implementadas há cerca de 10 edições com o objetivo de atrair públicos de todas as idades e garantir a continuidade do público ao longo dos anos”.
Mário Micaelo, director do Festival, frisou que “o objetivo do festival de “ligar o cinema às outras artes”, referindo-se à exposição “Do rio das pérolas ao Ave”, de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, com inauguração marcada para o 2 de julho na Galeria Solar.
Segundo Mário Micaelo, esta “será uma mostra única, com registos dos dois cineastas, numa abordagem muito diferente da que acontece habitualmente na sala de cinema”.
“Este ano não se reuniram condições para uma produção uma vez que não há financiamento”, salientou Miguel Dias.
A 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema conta com o apoio da Câmara Municipal, na cedência do Teatro Municipal durante a semana em que decorre o evento.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salienta que “o Festival tem projetado Vila do Conde e o concelho por todo o mundo”.
O cartaz deste ano contempla filmes-concerto que vão trazer a Vila do Conde músicos como Tindersticks, Jay-Jay Johanson e The Legendary Tigerman.
A 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema – Curtas de Vila do Conde vai decorrer entre 9 e 17 de julho.