Última hora

Conheça os vencedores do 24.º Curtas de Vila do Conde

18 Julho 2016
Conheça os vencedores do 24.º Curtas de Vila do Conde
Cultura
0

A realizadora luso-francesa Ana Maria Gomes foi a grande vencedora da 24.ª edição do Festival Curtas de Vila do Conde.
Ana Maria Gomes, de 33 anos, filha de emigrantes portugueses nascida em França, conquistou dois prémios com o filme “António, Lindo António”.
“António, Lindo António” arrecadou o prémio de melhor filme do festival, na competição nacional, sendo também distinguida com o prémio do público.
“António, Lindo António” foca-se nas razões que levaram o tio de Ana Maria Gomes a partir para o Brasil há 50 anos e nunca mais voltar. A película aborda a forma como a sua avó e os pais lidaram com a situação e acaba por ser um regresso às origens da realizadora, que tem focado o seu trabalho nas questões de identidade.
Ana Maria Gomes confessou que “não estava à espera de receber esta honra do júri e do público, num festival tão conceituado em Portugal”.
A realizadora já está a trabalhar no próximo trabalho, que “será um filme de ficção e que, se as personagens aceitarem, gostaria que fosse rodado em Portugal”.
No âmbito das curtas metragens que estiveram a concurso na competição nacional, destaque para a distinção de Gabriel Abrantes, como melhor realizador, com o filme “A Brief History of Princess X”.
Na competição internacional, o Grande Prémio do festival foi entregue ao filme “From the diary of Weeding Photographer”, do realizador israelita Nadav Lapid.
“Limbo”, da grega Konstantina Kotzmani, venceu o Prémio Ficção, enquanto “Notes from sometime, later, maybe”, dos espanhóis Roger Gomez e Dani Resines, venceu o Prémio Documentário Manoel de Oliveira.
O filme “Decorado”, do espanhol Alberto Vázquez, venceu o Prémio Animação e o Prémio do Público, na competição internacional.
A alemã Rosa Barba venceu na categoria experimental, com ‘Bending to Earth’, enquanto a portuguesa Laetita Morais venceu o Prémio Vídeo Musical com o trabalho feito para o tema Vila Soledade da banda vilacondense Sensible Soccers.
Na competição Take One, direcionada a estudantes de cinema, o filme “Pronto Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, conseguiu o prémio final.
A competição ‘Curtinhas’, que engloba filmes para crianças, onde “MOOM”, da dupla americana e japonesa Robert Kondo e Daisuke Tsutsumi, arrecadou a preferência de um júri composto por 15 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.
No final da entrega dos prémios, que decorreu este domingo, 17 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, Miguel Dias, da organização do evento, mostrou-se satisfeito pela forma como o certame decorreu, destacou os vários momentos com salas esgotadas, e sublinhou que “a organização cumpriu os objetivos com um programa diversificado e intenso, muito elogiado pela crítica e pelos espetadores, onde, durante nove, dias foram exibidos mais de 240 filmes, promovidos sete concertos, e organizados mais debates e encontros profissionais”.
Em 2017, o Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde vai cumprir a 25.ª edição, uma data que Miguel Dias gostava de assinalar com “algo de especial”, mas para isso diz, “é preciso ter condições especiais, nomeadamente a nível de financiamento”.