Última hora

Cividade de Bagunte proposta a Fundos Comunitários

22 Julho 2016
Cividade de Bagunte proposta a Fundos Comunitários
Cultura
0

A Rede de Castros do Noroeste, projeto do qual faz parte a Câmara Municipal de Vila do Conde, submeteu recentemente uma candidatura ao NORTE-14-2016-03, que vai ser o início do processo de infraestruturação da Cividade de Bagunte.
Esta candidatura tem duas componentes distintas. Uma corresponde a ações individuais que, no caso da Câmara de Vila do Conde, se vai materializar na construção do Centro de Receção da Cividade de Bagunte. A outra componente equivale a ações conjuntas com os restantes membros da Rede de Castro do Noroeste, nomeadamente por via de ações de promoção e divulgação. O investimento total previsto para a Cividade de Bagunte ronda os 232 mil Euros e tem início previsto para o ano de 2017.
O projeto do Centro de Recção da Cividade de Bagunte foi elaborado pelo arquiteto Maia Gomes, sendo que o plano funcional do edifício foi desenvolvido pelo Gabinete de Arqueologia Municipal.
Esta iniciativa corresponde à segunda candidatura da Cividade de Bagunte a fundos comunitários.
A Rede de Castro dos Noroeste é um projeto coordenado pela Direção Regional de Cultura do Norte e integra a Câmara Municipal de Vila do Conde, bem como os Municípios de Boticas, Esposende, Monção, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e a Sociedade Martins Sarmento. O seu objetivo visa promover, divulgar e salvaguardar um conjunto de sítios arqueológicos, designados por Castros, Cividades ou Citânias, que constituem expressões materiais particularmente relevantes do conjunto de povos que ocupou esta região da Península Ibérica, em particular no período anterior à chegada dos romanos.