Última hora

Vila do Conde implementa “Horta-à-Porta” na Varziela

10 Junho 2016
Vila do Conde implementa “Horta-à-Porta” na Varziela
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde implementou, em parceria com a LIPOR, a instalação de uma nova Horta Biológica no concelho, na zona Industrial da Varziela, freguesia de Árvore.
O movimento das “hortas urbanas” é um fenómeno social que na última década tem vindo a ganhar relevância e expressividade nos meios urbanos. As mais-valias sociais, ambientais e económicas que estes projetos aportam surgem do interesse e na valia da sua transposição e adaptação para contextos rurais ou periurbanos.
O espaço destinado à horta apresenta uma área de aproximadamente 3000 m2, repartida por 60 talhões, com cerca de 35 m2 cada, junto à Estação de Metro da Varziela e à Estrada Nacional 13.
A Horta Biológica da Varziela conta com a parceria da LIPOR e o seu funcionamento obedece ao cumprimento das regras estabelecidas no regulamento do projeto “Horta-à-Porta”.
Os talhões são disponibilizados gratuitamente aos utilizadores inscritos, ordenados por ordem de inscrição, para quem não tem terreno próprio e gostava de praticar horticultura em modo de produção biológico.
Para saber mais sobre a horta biológica da Varziela, pode entrar em contacto com a Câmara Municipal de Vila do Conde, através do telefone 252 248 400, com a Junta de Freguesia de Árvore, 252 641 375, ou com a LIPOR, 229 770 100.