Última hora

Grupo de amigos “Juntos pelo Samuel”

20 Junho 2016
Grupo de amigos “Juntos pelo Samuel”
Local
0

O Samuel deveria ser uma criança de dois anos igual a tantas outras, mas não é. Deveria estar a dar os primeiros passos seguros e também a experimentar as primeiras quedas, mas não está. Deveria estar a sentir a vida, mas não consegue e precisa da ajuda de todos.
Segundo a mãe do menino, Natália Marques da Costa, “o Samuel não teve problemas nenhuns durante a gravidez, nem durante o parto, que foi normal e sem anestesia nenhuma, com a duração de quatro horas, e nasceu com 3,350 quilogramas e 50 centímetros”, no Hospital Marien-Krankenhaus, em Schwerte, perto de Dortmund, na Alemanha.
Durante as primeiras 36 horas de vida o pequeno Samuel não conseguiu comer, “devido ao fato de ter líquido amniótico no estômago e não ter sido aspirado aquando do seu nascimento”, refere Natália Marques da Costa. “Um azar nunca vem só” e a vida decidiu pregar ao Samuel uma rasteira logo que nasceu e, por não ter comido nas primeiras 36 horas de vida por ter o estômago com líquido amniótico, “sofreu uma queda de açúcar grave, o que fez com que ficasse com paralisia cerebral, epilepsia incontrolável e que não consiga, até hoje, andar, ver e falar”, mas, “segundo os médicos, consegue ouvir”.
Após o nascimento do pequeno Samuel, disseram a Natália Marques da Costa que estava tudo bem com a saúde do filho e a mãe do menino doou as células do cordão umbilical “para tentar ajudar outras crianças a terem um futuro melhor”.
Até à data, a maioria do tempo dos pouco mais de dois anos de vida do pequeno Samuel foram passados mais no hospital do que em casa e o pequeno filho de vilacondenses precisa, agora, de submeter-se a uma terapia experimental de transplante de células estaminais para a paralisia cerebral, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, feita, neste momento, em crianças até aos 3 anos de idade. Este tratamento inovador é feito através da infusão de células estaminais do cordão umbilical no pequeno Samuel, para que estas procurem no cérebro as células danificadas, regenerando-as e obrigando-as a combater as outras. “Esta nova terapia está a ser praticada numa universidade dos Estados Unidos da América, há cinco ou seis anos, e já seis crianças portuguesas e algumas espanholas obtiveram resultados positivos”, relatam, em uníssono, os pais de Samuel.
Os pais de Samuel, Fernando Fernandes Costa e Natália Marques da Costa, revezam-se no trabalho, por turnos de ambos, na Alemanha, gastando os seus “parcos recursos”. O casal encontra-se “nos corredores dos hospitais para poderem ver o filho” e, se der, “estarem juntos” e, neste momento, estão à espera de uma criança, pois a mãe do menino está grávida de três meses para aumentar a probabilidade da esperança de vida do Samuel.
Os pais de Samuel dizem que o facto da saúde da criança estar no estado em que está se deve à “negligência hospitalar aquando do nascimento do menino”, já contactaram um advogado e o caso está em Tribunal, na Alemanha.
Neste momento, a onda solidária gerada já surtiu algum efeito e a conta criada para o Samuel conseguiu angariar 27.526,31 euros, pouco mais de 20 por cento dos pelo menos 150 mil euros para que a criança seja submetida ao tratamento inovador nos Estados Unidos.
Para ajudar os pais do Samuel a angariar o dinheiro suficiente para o menino começar os tratamentos, um grupo de amigos de Vila do Conde juntou-se e idealizou o Espetáculo Solidário “Juntos pelo Samuel”, a 15 de junho, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
No Espetáculo Solidário “Juntos pelo Samuel” atuaram Alexandre Santos, comediante, e as bandas Phama e Vespa e a apresentadora foi Ana Rita Costa, participante no Concurso de Culinária Masterchef, da TVI.
Os bilhetes para o Espetáculo Solidário “Juntos pelo Samuel” custaram 5 euros e todo o valor de bilheteira, 1360 euros, de 272 bilhetes vendidos, foi depositado na conta de Samuel Marques da Costa, mais 75 euros de CD’s, que a banda vilacondense Vespa doou para serem vendidos à porta do Teatro Municipal de Vila do Conde, também a 5 euros, e renderam 75 euros. O total entregue pelo grupo de amigos ao pequeno Samuel foi 1435 euros.
Há, ainda, outras iniciativas a serem pensadas para ajudarem o Samuel.

Como ajudar:
IBAN: PT50003508640006249310039
BIC/SWIFT: CGDIPTPL
Beneficiário: Samuel Marques da Costa