Última hora

Fusão do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde suspensa

17 Junho 2016
Fusão do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde suspensa
Local
0

Numa reunião realizada esta manhã, a Administração Regional de Saúde do Norte, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e os Presidentes de Câmara de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, Elisa Ferraz e Aires Pereira, decidiram suspender o projeto de criação da Unidade de Saúde do Atlântico, que contemplava a fusão do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde com a Unidade de Saúde de Matosinhos.
A proposta colocaria os serviços de saúde dos dois municípios na dependência da unidade matosinhense, através de uma gestão conjunta e uma única administração. Esta ideia mereceu forte contestação de Elisa Ferraz e de Aires Pereira, que entendem que “tal proposta prejudicaria gravemente a qualidade dos serviços e a indispensável proximidade às populações”.
Esta decisão estabelece que o Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim / Vila do Conde vai ser reforçado no que concerne à melhoria de instalações e à capacidade de atendimento dos utentes, num processo que poderá incluir o recurso a fundos comunitários, “sempre com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde em ambos os municípios, e de reforçar o Serviço Nacional de Saúde”.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, manifestou “grande satisfação pelo consenso obtido, tendo em conta a defesa dos superiores interesses das populações e dos profissionais de saúde, os quais, de forma continuada, têm merecido os mais rasgados elogios, pelo empenho que demonstram e pelo cumprimento das suas tarefas com comprovada eficácia e competência”.