Última hora

“Câmara fora de portas” apresenta novos projectos para Vila do Conde

16 Junho 2016
“Câmara fora de portas” apresenta novos projectos para Vila do Conde
Local
0

Quem assistiu à sessão pública da iniciativa “Câmara fora de portas”, realizada na Junta de Freguesia de Vila do Conde, ficou a conhecer os projetos da nova Piscina Municipal, do Palacete Melo e do Centro Comunitário das Caxinas.
A Presidente da Câmara, Elisa Ferraz, revelou que “o atual edifício das piscinas será demolido e totalmente reconstruído, ficando a dispor de novos tanques interiores, um deles com pistas mais largas, com 50 metros, destinadas a atletas da competição. Terá também melhores condições, com ginásio, balneários, instalações sanitárias, novas áreas técnicas e de apoio e um bar. O montante do investimento ronda os 2,5 milhões de euros, encerrando as piscinas em Setembro de 2016, prevendo que reabram no início de 2018.” Até lá, todas as atividades das piscinas municipais de Vila do Conde vão ser realizadas no polo de Mindelo.
“O Palacete de Melo, na Avenida Bento de Freitas, vai ser transformado numa Pousada da Juventude com vários quartos duplos e camaratas, num total de 48 camas, com áreas de convívio, salas de refeição, biblioteca, sala de estar, marquise e jardim.” Foi anunciado, ainda, que a Câmara Municipal já apresentou o projeto à Movijovem, entidade que gere a rede nacional das Pousadas da Juventude, “pelo que a autarquia de Vila do Conde espera a assinatura de um protocolo para que o novo espaço seja integrado na respetiva rede nacional”.
A Presidente da Câmara salientou a importância da construção do Centro Comunitário das Caxinas, cuja candidatura está aprovada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e inserida no programa Portugal 2020. “O espaço será utilizado na componente desportiva, mas disporá de outras valências de cariz comunitário”, “pois vai permitir a concretização de projetos e ações de integração social”, explica Elisa Ferraz.
Os munícipes presentes na sessão pública colocaram várias questões sobre turismo, ambiente, estacionamento, medalhas, toponímia, postura do trânsito, projeto Biconde, saneamento básico e rede de águas pluviais e comércio local, as quais foram respondidas por Elisa Ferraz e pelo Executivo Municipal.