Última hora

BE pede proibição de pesca e banhos no rio Ave

8 Junho 2016
BE pede proibição de pesca e banhos no rio Ave
Local
0

O Bloco de Esquerda quer que a pesca, os banhos e todas as atividades semelhantes no rio Ave sejam proibidos enquanto mão for esclarecida a origem das bactérias multirresistentes que foram encontradas nas águas.
O deputado Pedro Soares afirmou que “é natural que o tipo de bactérias não tenha sido detetado antes, porque a legislação não previa esse tipo de despiste”, mas salienta que “são precisas medidas para se evitarem problemas de saúde pública”.
A descoberta foi feita recentemente, através de uma investigação conjunta entre o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade de Friburgo, na Alemanha.
Para o BE, a identificação de bactérias multirresistentes no rio Ave coloca “em evidência um risco para a saúde pública” e está em cima da mesa “a possibilidade das bactérias terem aproveitado poluentes químicos para criarem imunidade a antibióticos”.
As causas para este fenómeno permanecem ainda desconhecidas, mas o Bloco de Esquerda defende que “é necessário identificar as fontes emissoras diretas das bactérias e os poluentes que geraram a evolução das bactérias”.
Recorde-se que, para os investigadores, “o impressionante neste estudo foi o isolamento simultâneo de diversas estirpes multirresistentes num pequeno volume de água (200 mililitros), recolhido num açude em Azenha Velha, Riba D’Ave, sendo legítimo extrapolar que estas perigosas bactérias estivessem presentes em grande número no caudal do rio, devido às chuvas de inverno”.
Dos contactos que os investigadores estabeleceram com as unidades de saúde na bacia do rio Ave nenhuma delas tinha isolado anteriormente bactérias semelhantes e a descoberta é já apelidada nos meios científicos por “mistério do rio Ave”.