Última hora

Álcool – Bebe demasiadas bebidas alcoólicas?

29 Junho 2016
Álcool – Bebe demasiadas bebidas alcoólicas?
Opinião
0

O álcool é entre as drogas legais a que mais se consome em Portugal e uma das que mais problemas causa. É referido que o consumo de álcool em Portugal é uma questão cultural tendo-se a ideia que toda a gente bebe e que as experiências precoces de consumo são aceitáveis. No entanto, há que ter em conta os efeitos prejudiciais que o seu consumo pode provocar.
O consumo crónico de álcool é nefasto para a sua saúde. Desnutrição, HTA, alterações na pele, gastrite, pancreatite e osteoporose são problemas de saúde que a longo prazo o consumo de álcool pode provocar, assim como problemas mais graves como cirrose hepática ou demência alcoólica.
A longo prazo o consumo de álcool pode também a causa de problemas sociais, nomeadamente em sua casa ou no trabalho.
Mesmo os episódios isolados de consumo excessivo de álcool, muito típicos nos jovens, podem trazer problemas para a saúde e estão associados ao aumento da probabilidade de adoção de comportamentos de risco.
É importante saber que a dependência alcoólica ou alcoolismo é uma doença, frequentemente crónica e progressiva, que se caracteriza pelo consumo regular e contínuo de bebidas alcoólicas.
Existem sintomas que nos indicam que um individuo possa estar dependente do álcool, como por exemplo o abandono progressivo de interesses alternativos em favor do uso da substância, persistência no uso da substância apesar da evidência de consequências manifestamente nocivas ou desenvolvimento de uma síndrome de abstinência que consiste em alterações do sistema nervoso com o aparecimento de suores, tremores ou irritabilidade passadas 24 horas da última vez que consumiu álcool.
Existe também um questionário simples, que nos pode ajudar a identificar se uma pessoa esta dependente do álcool e que passa por responder a 4 das seguintes questões:
(1) Já pensou alguma vez em largar a bebida?
(2) Alguma vez se sentiu aborrecido quando outras pessoas criticaram o seu hábito de beber?
(3) Já se sentiu mal ou culpado pelo fato de beber?
(4) Bebe pela manhã para ficar mais calmo ou se livrar de uma ressaca?
A presença de duas respostas afirmativas é sugestiva de dependência do álcool.
Assim, é importante ter em conta que segundo a Organização Mundial de Saúde, não se devem fazer consumos que ultrapassem 20 gramas de álcool por dia, o que equivale no máximo a 2 copos de vinho ou cerveja por dia e de preferência deve-se estar pelo menos dois dias por semana sem beber qualquer bebida alcoólica.
É importante saber também que não deve ter qualquer tipo de consumo alcoólico se tiver menos de 18 anos ou se estiver grávida.
Se o álcool se transformou numa preocupação na sua vida ou se acha que está dependente desta substância e precisa de ajuda para lidar com o seu problema, não hesite. Consulte o seu médico de família.
Existem terapêuticas farmacológicas e psicológicas, assim como grupos de autoajuda que poderão ajudá-lo a ultrapassar a dependência do álcool. O seu médico de família será a pessoa indicada para lhe dar o melhor aconselhamento.
Proteja-se! Cuide da sua saúde!

Manuel Lages Pinto
USF Aqueduto