Última hora

Vila do Conde pretende mais turistas com projeto “O nosso peixe”

4 Maio 2016
Vila do Conde pretende mais turistas com projeto “O nosso peixe”
Local
0

Quinze restaurantes de Vila do Conde aderiram ao projecto da Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a Junta de Freguesia, “O Nosso Peixe”, passando a apresentar nas suas ementas uma seleção de pratos de peixe típicos da cidade, “com o intuito de impulsionar a economia do concelho, promover a tradição gastronómica ligada ao mar e, sobretudo, atrair mais turistas à cidade”.
O arranque do projeto “O Nosso Peixe” aconteceu hoje, com atribuição aos restaurantes aderentes de uma placa alusiva, que vai identificar os locais onde, durante todos os dias do ano, vão ser servidos variados pratos de peixe, confecionados de acordo com as tradições de Vila do Conde.
“Era importante criar um evento que promovesse o nosso peixe e, ao mesmo tempo, os restaurantes locais e toda a economia adjacente às pescas, mostrando aos vilacondenses e a todos os que nos visitam a nossa riqueza gastronómica”, salientou Elisa Ferraz, Presidente da Câmara de Vila do Conde.
Apesar do projeto estar apenas no arranque, a autarca revelou que “além dos 15 restaurantes pioneiros já outros mostraram vontade em aderir”, garantindo que a iniciativa não terá limite temporal e “terá uma continuidade permanente, e a única regra é que os restaurantes tenham sempre nas ementas, pelo menos dois pratos de peixe, que podem variar consoante as alturas do ano em que as espécies estarão disponíveis” completou Elisa Ferraz.
Maria Alcide Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, que também está envolvida nesta iniciativa, frisou que esta “é uma forma de promovermos os nossos restaurantes e tradições, mas sobretudo a nossa gastronomia. Faltava esta dinâmica para dar a conhecer o nosso peixe a quem nos visita”.
Miguel Correia, proprietário do Restaurante São João, salienta que “com o projecto “O Nosso Peixe” vamos captar a atenção dos vilacondenses e, sobretudo, a dos turistas, e o facto de termos a placa identificativa é mais uma chancela de qualidade”.
Hugo Pinto, proprietário do Restaurante Cais da Vila, lembrou que “é uma vantagem para os restaurantes de Vila do Conde estar numa zona do país onde diariamente tem acesso a peixe fresco e isso reflecte-se na qualidade dos pratos confeccionados”.
A partir de hoje, 4 de maio de 2015, o projeto “O Nosso Peixe” já está disponível nos cardápios dos 15 restaurantes aderentes, com uma seleção de pratos de peixe típicos de Vila do Conde.